Usuários do Poupatempo Osasco terão Escreve Cartas

Com sete anos, o programa já realizou mais de 205 mil atendimentos

ter, 10/03/2009 - 9h39 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Osasco, inaugurado em julho de 2008, passará a oferecer novo serviço à população da região: o Escreve Cartas. O programa, que completou sete anos em outubro do ano passado e já realizou mais de 205 mil atendimentos, tem como objetivo auxiliar os cidadãos com dificuldades em ler e escrever a se comunicar por meio de cartas.

Trabalham no Escreve Cartas, em outros postos do Poupatempo, 227 voluntários. Essa atividade exige, além de boa caligrafia, muita dedicação, segundo a coordenadora técnica do programa, Suely Calazans: “Todo voluntário deve apresentar-se disposto, trabalhar com prazer, ser paciente, guardar sigilo do que ouve e escreve e manter-se neutro durante a redação da carta”.

Para que o serviço comece a funcionar em abril, estão abertas as inscrições de voluntários até o dia 14 de março. Há 60 vagas disponíveis.

As atividades abrangem não apenas a redação de cartas, mas também auxílio no preenchimento de formulários de serviço, elaboração de currículos e leitura de documentos. Outras atividades são a narração de histórias para crianças e o intercâmbio de cartas entre estudantes do ensino fundamental e idosos residentes em casas de repouso.

A iniciativa funciona nos postos Santo Amaro e Itaquera desde 2001. Em janeiro deste ano, começou a atender também nas unidades do Poupatempo São Bernardo do Campo e Guarulhos. O total de voluntários está distribuído da seguinte forma: 120 no Poupatempo Santo Amaro, 33 em Itaquera (mais 30 em treinamento), 19 em São Bernardo do Campo e 55 em Guarulhos.

Serviço

Inscrição de voluntários para o Escreve Cartas deve ser feita pessoalmente no Poupatempo Osasco (Avenida Hilário Pereira de Souza, 664, Vila Iara), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas, ou pelo telefone (11) 3688-4805. O prazo se encerra às 9 horas do dia 14 de março, quando todos os candidatos assistirão à palestra de introdução, requisito para a atuação no programa. Após essa etapa, os voluntários selecionados passarão por curso de capacitação.

Do Poupatempo