Usuários do Acessa SP usam posto para criar blog turístico da cidade

Projeto "Resgatando Culturas", em Ribeirão Grande, na região de Sorocaba, conta a história da cidade e divulga seus atrativos turísticos

dom, 31/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Acessa SP, projeto de inclusão digital do governo, ganhou uma função especial no posto da cidade de Ribeirão Grande, na região de Sorocaba. Durante as aulas do curso de Técnico em Turismo, promovido pelo Centro Paula Souza, de Capão Bonito, alunos resolveram fazer um levantamento histórico da cidade, conhecida por suas cachoeiras, cavernas e trilhas ecológicas na mata atlântica e criaram um blog para divulgar a cidade.

Para dar andamento à ideia, escolheram o posto do Acessa SP, onde hoje desenvolvem o projeto “Resgatando Culturas”, já inserida na Rede de Projetos do programa de inclusão digital.

O Acessa SP dispõe de uma rede de projetos, onde são inseridas iniciativas capazes de gerar um atendimento diferenciado aos usuários e monitores de postos. A intenção é estabelecer a ligação entre os postos para compartilhar experiências. O programa oferece tempo extra de uso das máquinas para cursos, oficinas e pesquisas, além de suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos.

O posto do programa em Ribeirão Grande completa três anos de atendimento à população neste mês. Além do projeto de Turismo que destaca a unidade, há também um alto percentual de acessos mensais. A cada mês, o posto chega a atingir a marca de 2,5 mil acessos. Para atender a todos usuários, a unidade funciona 12 horas por dia, das 8h às 20h, de segunda à sábado, excedendo o tempo de operação das demais unidades, que é de em média 8 horas por dia.

Acessa SP

O programa de inclusão digital do governo de São Paulo que permite ao usuário o acesso livre à internet banda larga durante 30 minutos. Para navegar na internet mais de uma vez, após o término do período, é preciso que o usuário retire uma nova senha. O uso é ilimitado.

Desde a sua fundação, há oito anos, o Acessa SP atingiu marca superior a 37,6 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,6 milhão de usuários com acesso gratuito à internet.