Usuários adotam bicicleta para chegar até estação Calmon Viana

Bicicletário recém-inaugurado registra mais de 95% de ocupação e mostra que a moda agora é ir pedalando até a estação e guardar a bike com segurança

qua, 24/11/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O novo bicicletário da Estação Calmon Viana (linhas 11-Coral e 12-Safira), inaugurado em outubro, já é sucesso entre os usuários da CPTM . A novidade na estação, por onde passam 24 mil pessoas por dia, oferece mais comodidade e facilidade para os usuários chegarem ao local, além de garantir mais segurança.

“O bicicletário é uma maravilha! Eu vinha de bicicleta e a deixava presa na rua. Quando não era roubada, levavam as peças”, conta Moábio José Lima, morador de Suzano. O usuário Aloísio Silva de Oliveira também elogiou a nova estrutura. “Foi a melhor coisa do mundo. Cheguei a ter três bicicletas roubadas em um mês no antigo paraciclo”, relatou.

A economia de tempo que a utilização do bicicletário proporcionou é outro benefício percebido pelos usuários. “Onde eu moro não tem condução até a estação. Eu gastava 40 minutos a pé. Agora são só 15 minutos de bicicleta”, comenta Eliane de Oliveira, moradora do bairro Suzanópolis, em Suzano.

Como funciona
Além de Calmon Viana, outras 19 estações da CPTM possuem bicicletários. Para utilizá-los, basta a pessoa cadastrar sua bike, preenchendo uma ficha no local. É necessário apresentar um documento de identificação com foto e levar seu próprio cadeado para prender a bicicleta. A utilização do serviço por ciclistas menores de 12 anos somente será permitida com o acompanhamento de um adulto responsável.

O horário de funcionamento dos bicicletários é o mesmo da operação comercial das estações: das 4h à meia-noite. O serviço é gratuito, com exceção da unidade de Mauá, mantida pela associação de ciclistas Ascobike, onde a diária custa R$1,00 para os não-sócios.

Estação modernizada
O bicicletário de Calmon Viana foi inaugurado na mesma ocasião da entrega das obras de modernização da estação, que passou a ser mais ampla e totalmente acessível, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Entre as melhorias realizadas pela CPTM estão três elevadores; nova passarela metálica totalmente coberta, revestida de piso antiderrapante; construção de nova plataforma de banheiros públicos e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência.

Da CPTM