Usuário terá bilhete único de integração metrô-carro

Corinthians – Itaquera e Imigrantes serão as primeiras estações beneficiadas

qua, 23/07/2008 - 9h25 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) lançará até o fim do ano projeto-piloto do Programa Metrô Fácil Estacionamento, que prevê o uso de bilhete único para a integração Metrô-carro. Inicialmente, a criação da novidade será em duas estações, Corinthians – Itaquera, da Linha 3-Vermelha, e Imigrantes, da Linha 2-Verde. O cartão poderá ser adquirido e carregado com créditos no próprio local do estacionamento ou em todas as estações do Metrô e postos autorizados da São Paulo Transportes (SPTrans), vinculada à prefeitura paulista.

Ao pagar o valor do estacionamento com o cartão, o usuário terá direito a 12 horas de estadia para o carro e a duas viagens de Metrô (ida e volta), dentro desse mesmo período. Para isso, bastará encostar o cartão no validador. Caso o usuário ultrapasse as 12 horas, será cobrado R$ 1 a mais por hora. Até o momento, o valor da integração não foi definido.

Além dos lugares destinados a automóveis, os estacionamentos terão espaço para motos e bicicletas. Na estação Corinthians – Itaquera serão 250 vagas nesta primeira fase; posteriormente, outras 300 serão acrescentadas, totalizando 550 lugares. Na Imigrantes, o estacionamento oferecerá 117 vagas.

O objetivo é incentivar os motoristas a deixarem o carro parado e seguirem de transporte público para os seus destinos. Trata-se de uma alternativa para desafogar o trânsito na cidade e proporcionar mais rapidez aos deslocamentos. Além disso, o projeto visa a reduzir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade de vida de quem vive na cidade.

O Metrô pretende criar 16 estacionamentos em pontos estratégicos ao longo das linhas. A definição dos locais será baseada em levantamentos preliminares de demanda.

CPTM: mais estacionamentos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que já oferece estacionamentos para carros nas proximidades de algumas estações, colocou mais um em operação com 48 vagas gratuitas para bicicletas. Inaugurado na semana passada, ao lado da Estação Jandira, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), é o quinto instalado em área da companhia por meio de parceria com a iniciativa privada e integrado a estações de trem ou do Metrô.

“Nosso objetivo é incentivar as pessoas a irem de carro somente até os estacionamentos (que cobram preços populares) e continuar o trajeto de trem e metrô, por meio das integrações gratuitas”, afirma Renato Bellelis, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Novos Negócios da CPTM “. Além disso, pretendemos locar os espaços desocupados da companhia, para aumentar a receita não operacional”.

Metrô/EMTU – Os outros estacionamentos populares que funcionam em áreas da CPTM ficam junto à Estação Comandante Sampaio, na Linha 8-Diamante, e às estações do Metrô Arthur Alvim (duas unidades) e Patriarca, ambas na Linha 3-Vermelha. Nos próximos 90 dias, outros quatro deverão ser postos em funcionamento, junto às estações Guaianases (Linha 11-Coral), Jaraguá e Pirituba (ambos na Linha 7-Rubi) e São Caetano (Linha 10-Turquesa).

A empresa também oferece bicicletários aos usuários. Além do de Jandira, já conta com outros 13 gratuitos que, juntos, oferecem 4.075 vagas. Esses espaços dispõem de iluminação, piso de concreto e segurança para controlar os acessos e preservar as bicicletas estacionadas. O serviço é gratuito e para utilizá-lo basta fazer um cadastro mediante apresentação de RG, e levar o próprio cadeado para prender a bicicleta. Excepcionalmente, na unidade de Mauá cobra-se pelo serviço a diária de R$ 1,00.

Vale lembrar que o Metrô possui um bicicletário com 100 vagas, na Estação Guilhermina – Esperança. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) também conta com um estacionamento, para 40 bicicletas, no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo, atendendo aos usuários do Corredor São Mateus – Jabaquara.

Do Metrô e CPTM

(M.C.)