Usuário pode enviar imagens a museu virtual de Ilha Solteira

Em duas semanas, o site já foi visitado por quase mil pessoas

qui, 13/09/2007 - 12h43 | Do Portal do Governo

O engenheiro Carlos Antônio Alves, da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Ilha Solteira, em conjunto com outros professores, inaugurou no mês de agosto o Museu Virtual de Fotos Históricas de Ilha Solteira e Região. A intenção é resgatar o passado recente da região, que tem relevância para o desenvolvimento da área de engenharia no País.

“Queremos envolver os cursos de História e de Turismo do município para que eles possam cuidar desse acervo de maneira adequada”, afirma Alves. Para a criação de um museu municipal em estrutura física, o professor sugere abrigá-lo no antigo prédio da CESP (Centrais Elétricas de São Paulo), doado à Universidade.

As 1914 fotos que compõem o museu foram reunidas a partir de acervos de pesquisadores da Universidade e de moradores. Elas remetem à construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, iniciada em 1965 e inaugurada em 1974. O empreendimento erguido no rio Paraná é o maior do Estado de São Paulo e a terceiro do País. O complexo hidrelétrico da região é composto por mais duas usinas: a de Jupiá e a de Três Irmãos.

“Na época, a construção das usinas era um dos maiores desafios da Engenharia brasileira”, afirma Alves. Segundo ele, o trabalho desenvolveu as bases para outras obras maiores, como as usinas de Itaipu e Tucuruí, e consolidou a tecnologia de construção de usinas hidrelétricas por empresas nacionais.”

As represas construídas a partir das obras formam praias, que atrai banhistas e praticantes de esportes náuticos. Atualmente, o turismo figura como a principal tendência econômica da cidade, localizada no extremo noroeste do estado de São Paulo, a 600 km da capital. “A criação de um museu, além de preservar e resgatar o passado, também vai ampliar a divulgação dos atrativos naturais e culturais da nossa região”, destaca Alves.

Interessados em doar fotos ou documentos para a ampliação do acervo pode entrar em contato com a organização do museu virtual pelo e-mail: caa@dee.feis.unesp.br Para conhecer o museu virtual, acesse: http://www.dee.feis.unesp.br/museu/ 

Da Unesp