USP vence competição de protótipos de aviões nos EUA

Equipe supera outros 65 competidores de todo o mundo

qua, 20/05/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Dezoito estudantes da Escola Politécnica, da USP, conquistaram o título mundial Aerodesign East Competition 2009 de protótipos de aviões de carga, disputado na Geórgia, nos Estados Unidos, e ganharam um prêmio de R$ 9 mil. Denominada de equipe Keep Flying, eles superaram outros 65 competidores de todo o mundo. 

Construído de madeira, plástico e outros compostos, o avião pesa três quilos, é operado por radiocontrole e tem motor de dois tempos.

O campeonato durou dois dias e foi dividido nas categorias classe aberta e regular. Os participantes deveriam apresentar o protótipo mais leve e que carregasse a maior carga. O protótipo dos brasileiros transportou 12 quilos de chumbo, o que lhe valeu o primeiro lugar e a premiação especial da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) por reunir os principais conceitos de engenharia durante o desenvolvimento do projeto.

Essa honraria nunca havia sido conquistada por estudantes brasileiros.  Para o professor Antonio Mariani, coordenador do projeto Protótipos de Aviões de Carga, a conquista é resultado do trabalho realizado em sala de aula com envolvimento e dedicação na busca de soluções inovadoras.

Da Agência Imprensa Oficial