USP vai implantar diploma virtual a partir de 2013

Universidade será pioneira na emissão de um certificado oficial digital no país

seg, 26/03/2012 - 18h35 | Do Portal do Governo

A partir do próximo ano, os estudantes que concluírem seus cursos de graduação na USP receberão, logo após a colação de grau, o diploma virtual. Com a implantação dessa iniciativa inédita, a USP torna-se universidade pioneira na emissão de um certificado oficial digital no país.

Com o diploma virtual será possível àqueles bacharéis que não possam esperar a confecção do diploma em papel comprovar a conclusão de curso. É o caso, em especial, dos alunos que necessitam se inscrever na residência médica, no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cursos de pós-graduação ou em concursos públicos. “O diploma virtual não suprimirá o diploma em papel, é apenas um certificado mais moderno e de acordo com as “necessidades da atualidade”, afirma o secretário-geral da Universidade, Rubens Beçak.

A segurança contra fraudes também será maior. “Trata-se de um sistema tão seguro quanto o da Receita Federal”, destaca Beçak, ressaltando que “o risco de falsificações será praticamente zero.” Ele lembra que a questão da segurança em relação a fraudes foi reforçada com a adoção do diploma único, em 2010. “A medida uniformizou um modelo de diploma para todas as Unidades da Universidade”, assevera.

Do Portal do Governo do Estado