USP: Uso de peças brasileiras barateariam veículo 4×4

Mercado poderia ter uma diminuição dos custos de produção e gastos com manutenção se utilizasse peças feitas no Brasil

ter, 26/12/2006 - 21h00 | Do Portal do Governo

Com a nacionalização de peças e a conseqüente redução de custos será possível melhorar a dinâmica que envolve a produção e a manutenção de veículos 4X4. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo engenheiro de produto Romeu Fontana Júnior, na Escola Politécnica (Poli) da USP.

Os chamados veículos com tração 4X4 são os que, além da tração nas rodas traseiras comum aos veículos de passeio, possuem um dispositivo que permite engatar a tração para o eixo dianteiro. Assim, o motor passa a transmitir potência para as 4 rodas do veículo.

Romeu Fontana é engenheiro de produto da Ford/MSX Internacional, e vislumbrou no segmento 4 x 4 o tema para o seu trabalho de conclusão do mestrado profissional em Engenharia Automotiva da Poli. Único no Brasil, esse curso exige que o aluno identifique um problema/situação real da empresa em que trabalha para ser seu objeto de estudo.

O engenheiro demonstrou conceitos gerais do veículo e apresentou uma análise de sua dinâmica, na qual utilizou cálculos matemáticos para mensurar os resultados de transferência de peso no sentido lateral (na inclinação durante as curvas). Ao calcular a massa que fica suspensa e as massas que não ficam suspensas da dianteira e traseira do veículo durante as curvas, Fontana conseguiu definir parâmetros de projeto que serão úteis para novas versões de estudos e desenvolvimento e também para a comparação com projetos já existentes.

Segundo o engenheiro, o projeto de sua tese prevê uma melhoria na parte técnica do veículo e uma redução de custos para a montadora em torno de R$1500,00 por unidade. “Para melhorar a dinâmica e dar ainda mais estabilidade ao veículo, podemos substituir alguns componentes da suspensão, da direção e da distribuição de peso. Ao trocar peças importadas pelas nacionais, não perderemos na qualidade e baratearemos a manutenção para o proprietário”, comenta.

Perspectiva

A boa perspectiva para o mercado 4×4 é um dos motivos que fez o engenheiro optar pelo tema do trabalho. “A versão 4×4 da F-250, líder absoluta do segmento de picapes grandes no Brasil, foi um dos projetos mais incentivados pela presidência da montadora”, conta.

Já no lançamento da linha 2007 da Ford, a F-250 ganhou tração 4×4 e motor diesel eletrônico MaxPower 3.9 L, além de suspensão reforçada e novas relações de transmissão.

Da Agência USP