USP: Universidade celebra os direitos humanos com premiação

Serão entregues quatro prêmios

dom, 10/12/2006 - 10h16 | Do Portal do Governo

A USP realiza nesta segunda-feira (11), às 17 horas, a entrega do Prêmio USP de Direitos Humanos. A cerimônia, que acontece na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, marcará a sétima edição da premiação. Serão entregues quatro prêmios: para os dois vencedores, Maria da Conceição Andrade Paganele Santos (categoria individual) e Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (categoria institucional) e menções honrosas para o padre Júlio Lancelotti e o Instituto Ayrton Senna.

“O prêmio serve de estímulo para pessoas e instituições brasileiras que atuem na área”, diz a professora Maria Luiza Marcílio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, que organiza o evento. A professora explica que a premiação, sem caráter financeiro, abrange iniciativas de direitos humanos em áreas distintas, como meio ambiente, educação, segurança, lutas de gênero e outras.

  A escolha dos vencedores do prêmio é feita pela Comissão. Os candidatos podem se inscrever ou mesmo receber recomendações: “são enviados cerca de 3 mil cartas-convite, com assinatura da Reitoria da USP, em que seus destinatários são estimulados a indicar entidades ou pessoas que mereçam receber o prêmio”, explica a professora.  

Da USP