USP, Unicamp e Unesp realizam congresso de engenharia de fabricação

Evento vai reunir especialistas para apresentações dos avanços da pesquisa básica e aplicada em tecnologias de fabricação

qua, 11/04/2007 - 21h32 | Do Portal do Governo

A Escola Politécnica (EP) da USP e as faculdades de Engenharia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (Unesp) realizam entre os dias 15 e 19 de abril a 4ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF).

Trata-se de um evento que irá reunir especialistas do Brasil e do exterior para apresentações e discussões dos avanços da pesquisa básica e aplicada em tecnologias de fabricação. “A proposta do Congresso é reunir acadêmicos e o setor industrial para promover a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para a inovação em processos de fabricação”, afirma um dos organizadores do evento, Gilmar Ferreira Batalha, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da EP.

Serão apresentados 280 trabalhos de 11 áreas, tais como usinagem, soldagem, conformação mecânica, simulação de processos de fabricação, tribologia, engenharia de superfícies, fundição, metalurgia do pó, metrologia, e manufatura. “Nos processos de fabricação, lidam-se com áreas do conhecimento muito diversas, o que exige uma programação ampla e em sintonia com as necessidades do setor privado”, explica Batalha acrescentando que, além de palestras, sessões técnicas e apresentação de pôsteres, o 4º COBEF também contará com visitas técnicas e mini-cursos.

O COBEF acontece no Hotel Fazenda Colina Verde, na Estância de São Pedro (SP). O evento é voltado para engenheiros, técnicos, consultores, professores, pesquisadores e acadêmicos. As inscrições, que possuem taxa que varia de R$ 100,00 a R$ 550,00, podem ser feitas no local do Congresso. Outras informações pelo site www.cobef.com.br ou www.abcm.org.br/cobef2007.

Da Agência USP de Notícias

(R.A.)