USP traz inovações em seu programa de licenciatura

Proposta é aproximar mais a universidade das escolas de educação básica, especialmente as da rede pública de ensino

dom, 18/03/2007 - 18h24 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo, preocupada com a formação de professores e interessada na melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio, está introduzindo este ano inovações no programa de licenciatura, que vinham sendo discutidas desde 2001.  De acordo com a diretora da Faculdade de Educação, professora Sonia Penin, o espírito da proposta é aproximar mais a Universidade das escolas de educação básica, especialmente as da rede pública de ensino. Concretamente, haverá algumas mudanças no estágio que os alunos de licenciatura fazem nas escolas e no tipo de relacionamento dos docentes da Universidade, e da própria Universidade, com essas escolas e seus professores.

Outra inovação importante introduzida pelo programa é a figura do educador. São professores da rede especialmente selecionados com a missão de fazer o meio de campo entre a Universidade e as escolas básicas do estágio. Os estágios supervisionados serão feitos preferencialmente em escolas e instituições ligadas a um projeto de trabalho elaborado por uma equipe de professores envolvidos com cursos de licenciatura. A proposta é que, gradativamente, as disciplinas e os professores passem a organizar seus programas e atividades para licenciatura, a partir de uma perspectiva de formação de professores integrada a uma preocupação temática e a uma atuação nas escolas conveniadas, de preferência compartilhadas com docentes de diferentes áreas.

De acordo com a diretora da Faculdade de Educação, pretende-se potencializar os estágios, que são atividades com duração aproximada de 300 horas/curso, de tal modo que o aluno de licenciatura aprenda, não apenas a técnica de dar aulas, mas que conheça tudo o que acontece nas escolas do estágio, em todos os níveis.

A integração desejada será, portanto, entre Universidade, seus professores e alunos e a escola da rede, seus alunos e professores. Mais ainda: existem na USP diferentes licenciaturas (Geografia, Física, Letras etc.) e, pelo novo programa, seus professores, alunos e os educadores se organizarão para, em conjunto, cuidar do desenvolvimento das escolas supervisionadas. Para coordenar tudo isso e fazer funcionar foi formada a Comissão Interunidades da Licenciatura (CIL), composta por docentes de diversas unidades, aos quais se pede que apresentem projetos.

Do Jornal da USP

(JH)