USP tem primeiro site no País sobre diabetes tipo 1

Ao todo são mais de 371 milhões casos no mundo

ter, 18/08/2015 - 15h47 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP acaba de lançar o primeiro site do Brasil – e o segundo do mundo – com informações e orientações sobre diabetes tipo 1, especialmente elaborado para crianças e jovens.

Além de falar sobre tratamentos e definições sobre glicose, insulina, hipoglicemia e hiperglicemia, carboidratos e contagem de carboidratos, o espaço traz informações claras e objetivas com uma linguagem simples.

Na parte do portal dedicada a crianças, é possível encontrar informações sobre orientação alimentar e aconselhamento escolar.

Já os jovens vão encontrar dados sobre atividades físicas, sexo, contracepção, além da relação entre diabetes, piercings e tatuagens. Os pais e responsáveis poderão saber mais sobre como lidar com amamentação quando se tem a doença, práticas alimentares na infância e a importância da equipe multidisciplinar no atendimento a portadores de diabetes.

O site também mantém um fórum no qual os leitores podem enviar dúvidas sobre o conteúdo. A iniciativa é da aluna do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, Érika Monteiro Silva, com orientação do professor do Departamento de Pediatria e Puericultura da FMRP Raphael Del Roio Liberatore Junior, com apoio dos alunos do curso de Informática Biomédica, curso interunidades entre FMRP e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o crescimento dos casos de diabetes tipo 1 em menores de 14 anos foi de 3% ao ano. Ao todo são mais de 371 milhões de casos no mundo. A Associação de Diabetes Juvenil estima que no Brasil, em 2014, foram registrados mais de um milhão de crianças com diabetes.

Campanha para mascote
Para acompanhar os leitores na aventura de descobrir tudo sobre a diabetes tipo 1, os organizadores elegeram o leãozinho como mascote, mas ele ainda precisa de um nome.

Para participar, basta preencher o cadastro em um dos postos de divulgação ou no próprio site, no “Concurso Cultural Crianças com Diabetes”. O nome mais criativo será escolhido pela comissão organizadora do site e será premiado com um tablet. O anúncio do ganhador será no dia 10 de setembro no próprio site.

Do Portal do Governo do Estado