USP tem mais de 5 mil vagas para terceira idade

Cursos contam com disciplinas regulares de graduação e atividades complementares gratuitas nos campi da universidade

qui, 30/07/2015 - 18h12 | Do Portal do Governo

A USP está com inscrições abertas, até essa sexta-feira (31), para os cursos do segundo semestre da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). São oferecidas 5.536 vagas gratuitas em disciplinas regulares de graduação e atividades complementares nos campi da universidade: na capital paulista, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Para participar das atividades é preciso ter no mínimo 60 anos e apresentar o RG no dia da inscrição. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo.

No caso das disciplinas regulares de graduação, o candidato deve ter concluído o ensino médio. Para as atividades complementares, não é necessário apresentar diplomas ou certificados de escolaridade. Após o término do curso ou atividade, os alunos da Unati têm direito a um comprovante de participação, emitido pela PRCEU.

As vagas oferecidas nas disciplinas de graduação são: cultura árabe, armênia, chinesa, coreana e japonesa; princípios de administração de empresas; aquicultura; fundamentos de mecânica; jornalismo esportivo; introdução à psicanálise: Freud; imunologia; hidrologia; economia; histologia dos animais domésticos; higiene e segurança dos alimentos; política e gestão ambiental; empreendedorismo, entre outras. As disciplinas seguem o calendário letivo e começam em 3 de agosto e terminam em 8 de dezembro.

As atividades complementares também são variadas. Há palestras de meditação dirigida, sobre biocombustíveis; oficinas de arte contemporânea, teatro, memória; canto coral; cursos sobre a arte de envelhecer de uma maneira saudável, introdução à informática, internet, noções gerais de direito, orquídeas; viagem cultural à Expoflora na cidade de Holambra; aulas de guitarra, piano; atividades esportivas em pilates, treinamento funcional, atletismo.

As inscrições para todas as atividades devem ser feitas diretamente nas unidades de ensino e pesquisa responsáveis pelas atividades. Confira a relação completa das atividades oferecidas no site da Unati.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3091-9183 ou pelo e-mail: usp3idad@usp.br.

Do Portal do Governo do Estado