USP tem grupo campeão em conteúdo de matemática na Wikipédia

Com apoio da Fapesp, centro de pesquisa NeuroMat é destaque em publicações de verbetes em português na enciclopédia

qua, 11/07/2018 - 12h43 | Do Portal do Governo

Uma iniciativa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e sediada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP promove a difusão de conteúdos sobre matemática, em português, na enciclopédia virtual Wikipédia.

Assim, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) é, atualmente, a maior instituição no mundo em geração de conteúdo matemático de forma estruturada e reportada na ferramenta on-line, de acordo com o monitor institucional da própria Wikipédia.

Vale destacar que a força-tarefa de difusão de conteúdo matemático criada no Neuromat resultou em 19,6 milhões de visualizações de páginas de conteúdos na enciclopédia. A equipe, que integra um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), criou 4,24 mil novos verbetes e outros 21,8 mil foram melhorados.

Os pesquisadores também escrevem novos verbetes ou versões melhoradas de temas que unem neurociência e matemática, como os de doença de Parkinson, Alzheimer e lesão do plexo braquial. Produzida de forma colaborativa, a enciclopédia on-line é uma maneira de difundir conteúdos científicos para um público amplo e variado.

As visualizações dos verbetes intensificaram-se quase que instantaneamente após o trabalho do NeuroMat. Por exemplo, o termo mais procurado, referente a “desvio padrão”, chegou a 294 mil visualizações até junho deste ano, seguido por “mediana”, com 204 mil visualizações.

Seleção

Os temas divulgados pelo Neuromat também vão além do currículo do Ensino Médio. Primeiro, a equipe selecionou para trabalhar 14 verbetes, a respeito de assuntos como distribuição normal ou distribuição de probabilidade, considerados a base da estatística e que atendiam ao objetivo de criar recursos educacionais abertos na internet.

Os tópicos foram criados, melhorados ou ampliados. Cada um deles tem, em média, 200 mil acessos por mês. Em seguida, os conceitos mais avançados e trabalhados no próprio NeuroMat foram ganhando verbetes completos na Wikipédia.

“Sabe quantos jovens estão matriculados no Ensino Médio no Brasil? Oito milhões. Com o trabalho de colaboração com a enciclopédia, conseguimos difundir o conteúdo matemático para muito mais gente”, explica Fernando da Paixão, coordenador de difusão do Cepid NeuroMat.

“Antes de começarmos esse trabalho, a versão em português da Wikipédia tinha menos de um quarto de todo o conteúdo de matemática disponível em inglês, por exemplo. Hoje isso está diferente”, destaca João Alexandre Peschanski, professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e um dos coordenadores da iniciativa no NeuroMat.

De acordo com o docente, principalmente nos países da América do Norte, é comum que centros de pesquisa colaborem com a Wikipédia, em um trabalho institucional ou voluntário dos integrantes, por meio da divulgação de conteúdos relacionados e ao aumentar a credibilidade dos verbetes.

Difusão

É importante lembrar que o trabalho de difusão de conteúdos surgiu de uma demanda interna do NeuroMat. “Como somos um centro de pesquisa multidisciplinar, notamos que alguns termos podiam apresentar significado diverso, dependendo da área do pesquisador. Um exemplo é o conceito de ‘significância’, que tem sentido diferente para um biólogo e para um estatístico”, acrescenta João Alexandre Peschanski.

Desse modo, o NeuroMat passou a ser um centro de discussão de práticas de difusão wiki e possibilitou então o primeiro bolsista wikipedista de iniciação científica do Brasil, além de promover os encontros chamados “Edit-a-thons”, que consistem em maratonas de edição de textos para a Wikipédia, além dos treinamentos técnicos (Wikidata Labs) com especialistas e colaboradores experientes da Wikipédia.

Com a experiência de difundir os conteúdos pela Wikipédia e o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, os integrantes da iniciativa passaram a ser procurados por outros museus e centros de pesquisa, interessados em divulgar conteúdos pela enciclopédia on-line. “Isso tem tudo a ver com a filosofia de ciência aberta que trabalhamos aqui no NeuroMat e que é a base da Wikipédia também”, disse Peschanski.

Um dos projetos em parceria foi a difusão de vídeos e imagens e material didático da Matemateca, um projeto do IME, que pode ser usado por professores e leigos. Outra parceria resultou na disponibilização de fotos do acervo do Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da USP na Wikipédia.

Com a iniciativa, estudantes, acadêmicos e interessados têm acesso a mais de 400 arquivos que mostram, por exemplo, o estômago de bovinos e o pulmão de um cavalo. Há também a parceria com o Museu do Ipiranga, que permitiu o acesso aberto a obras digitalizadas na Wikipédia.