USP tem exposição em homenagem ao escritor Mário de Andrade

Mostra reúne cerca de 30 obras pelos 70 anos da morte do autor

dom, 12/04/2015 - 15h19 | Do Portal do Governo

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras do escritor Mário de Andrade podem visitar a exposição Traço|Compassos: Mário de Andrade em caricaturas, aberta ao público, no saguão do prédio da Reitoria da USP, em homenagem aos 70 anos da morte do escritor.

A exposição reúne cerca de 30 obras assinadas por Nássara, Millôr Fernandes, Paulo Cavalcanti, Antonio Paim Vieira, Hilde Weber, José Corrêa Moura, Nicolielo, Hippert, Baptistão, Cláudio Duarte, entre outros artistas, que retratam os célebres aros redondos dos óculos do escritor, o queixo proeminente, o largo sorriso dentuço, a indisfarçável calvície, o apuro no vestir-se, fixados em grafite, lápis de cor, nanquim, guache e outros processos gráficos.

Mário Raul de Morais Andrade é um dos nomes mais destacados da literatura e da cultura brasileira. Participou da Semana de Arte Moderna, em 1922, ano em que lançou “Pauliceia Desvairada”. Em 1928, escreveu aquela que se tornaria sua obra mais conhecida e estudada: Macunaíma, romance que tem como figura central um anti-herói que, na visão do escritor, sintetiza o multiculturalismo brasileiro.

A exposição ficará em cartaz até o dia 10 de julho e estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A entrada é gratuita. O prédio da Reitoria está localizado à Rua da Reitoria, 374, térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado