USP: Solenidade marca comemoração dos 15 anos de criação da EACH

Cerimônia recordou a trajetória da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, situada na zona leste de São Paulo

dom, 08/03/2020 - 14h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

Na terça-feira (3), a sessão solene que comemorou os 15 anos de criação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), reuniu dirigentes da instituição, professores, alunos e funcionários. “A USP conseguiu ter uma unidade de ensino e pesquisa com a cara do século XXI: inovadora, transformadora, plural e interdisciplinar por excelência”, destacou o reitor da universidade, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

“Podemos dizer que a criação da EACH foi uma confluência de fatores positivos. Tínhamos o anseio da sociedade por um campus da USP na região leste de São Paulo e, consequentemente, tivemos apoio político para tal”, completou Vahan Agopyan.

O reitor aproveitou a oportunidade e anunciou os investimentos para a construção das quadras poliesportivas da escola. “Acreditamos que a formação de nossos alunos não deve ser apenas na sala de aula. As atividades culturais, sociais e esportivas também fazem parte dessa formação. Estamos investindo para melhorar nossa infraestrutura em equipamentos esportivos”, destacou.

O vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, ressaltou o crescimento expressivo da escola nesses 15 anos de existência. “Em todos os lugares em que os campi da universidade foram instalados, houve uma transformação. Na zona leste, apesar de todo o trabalho já realizado, ainda há muito a fazer. Esse é nosso desafio. Transformamos as pessoas quando damos a elas a oportunidade de ascender”, pontuou ao Jornal da USP.

Inaugurada em 27 de fevereiro de 2005, a EACH já formou mais de seis mil estudantes em cursos destinados a atender novas demandas profissionais. Com onze cursos de graduação e onze programas de pós-graduação (nível mestrado e doutorado), a escola possui a inovação, a transformação, a pluralidade e a interdisciplinaridade como principais valores.

O vice-reitor abordou a participação da escola no programa USP Municípios, em que alunos do curso de graduação em Lazer e Turismo participarão da criação de um indicador que medirá a competitividade das cidades paulistas para o turismo.

Diversidade social

Para a diretora da EACH, Mônica Sanches Yassuda, a criação da unidade tinha o objetivo de incluir estudantes oriundos das escolas públicas da região leste de São Paulo e aumentar a diversidade social e racial dos alunos. “Um estudo realizado com dados do vestibular de 2018 indicou que tais objetivos foram atingidos. Sem dúvida, a própria USP se tornou mais inclusiva com a adoção da política de cotas raciais”, ressaltou ao Jornal da USP.

A gestora lembrou um dos períodos mais difíceis na história da escola, que foi a interdição do local em 2014, em função do passivo ambiental da área, impedindo o acesso da comunidade acadêmica. À época, foi necessário transferir as atividades para imóveis alugados, unidades da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) e da própria USP.

A interdição durou 195 dias e foi suspensa depois que a universidade cumpriu todas as orientações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e não se confirmou nenhum risco à saúde humana. “Mesmo durante esse período, a EACH permaneceu viva, mantendo as aulas, pesquisas e reuniões de colegiado”, destacou.

“Queremos consolidar os programas de pós-graduação da unidade, aperfeiçoar nossa estrutura física para atividades de docência e pesquisa, ampliar a internacionalização, aumentar a captação de recursos para fomento das pesquisas científicas, fortalecer o apoio à permanência estudantil e diminuir a evasão”, salientou a diretora quanto ao futuro da unidade.

A cerimônia também contou com as apresentações musicais do violonista Gustavo Costa e da soprano Karen Stephanie, com o acompanhamento ao piano do maestro da USP-Filarmônica, Rubens Russomano Ricciardi.