USP: Software organiza e gerencia competições esportivas

Criado na Poli, programa eCampeonatos é usado pela Prefeitura de São Paulo na realização dos Jogos da Cidade, reduzindo custos

qui, 28/12/2006 - 21h00 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Laboratório de Design (DesignLab) do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP criaram um programa de computador para organizar competições esportivas, o eCampeonatos. O programa é usado pela Secretaria Municipal de Esportes (SEME) de São Paulo para gerenciar os Jogos da Cidade, reduzindo em cerca de 40% as despesas do evento.

O eCampeonatos foi desenvolvido a partir de uma necessidade da SEME, em 2004. “Devido ao grande número de atletas envolvidos, o agendamento das partidas levava de três a quatro meses”, relata o engenheiro Eston Santos, pós-graduando da Poli que coordenou o projeto. “Por meio do software, as inscrições de equipes e atletas das diversas modalidades (13 em 2006) passaram a ser realizadas pela internet”.

O programa também possui um assistente de criação de campeonatos, explica o engenheiro. “Basta fornecer a forma de disputa, as equipes participantes e os locais com as datas disponíveis para a tabela ser feita em segundos, no Congresso Técnico”. O número de atletas envolvido subiu de 19.810 no ano passado para 52.942 em 2006.

“No eCampeonatos são registradas todas as punições do Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos, para evitar a inscrição de atletas suspensos”, destaca o engenheiro. “Após as competições, os representantes da Prefeitura podem lançar os resultados on-line, com a definição automática dos próximos confrontos, pelo computador ou até por celulares com acesso à internet”.

Inclusão Digital

O eCampeonatos foi desenvolvido em parceria com a empresa thinkUP. “O investimento no projeto desde 2004 foi de cerca de R$ 1 milhão, mas a Prefeitura usa o software sem nenhum custo”, diz Santos. “Calcula-se que o uso do programa reduziu em cerca de 40% o custo total dos Jogos.”

Ao mesmo tempo, o engenheiro aponta que o número de acessos (pageviews) ao site dos Jogos subiu de 653.661 em 2005 para 2.581.804 neste ano, aponta o engenheiro. “Com a internet, é possível saber de imediato o andamento das competições, o que ajuda a melhorar a preparação das equipes, além de oferecer uma oportunidade de inclusão digital”.

Segundo Santos, “as informações on-line aumentaram o comprometimento dos atletas, reduzindo as desistências e evitando gastos com arbitragem para jogos que não aconteciam”. No site www.ecampeonatos.com.br é possível acompanhar os Jogos e entrar em contato com as equipes. “A partir de janeiro, o site deverá estar disponível para qualquer pessoa interessada em organizar uma competição esportiva”.

O projeto do eCampeonatos foi o terceiro colocado entre os dez finalistas da etapa nacional do Concurso inSites de inovação tecnológica, promovido pela IBM no último dia 12 de dezembro, durante o evento IBM Connect and Play 2006, em São Paulo. Na final do concurso participaram mais dois projetos do DesignLab, que receberam menção honrosa: o eDrugControl, para controle de medicamentos em serviços de saúde e o itSIMPLE, de apoio ao design em engenharia. As pesquisas do DesignLab são orientadas pelo professor da Poli, José Reinaldo Silva.

Júlio Bernardes

Da Agência USP