USP sobe 23 posições em ranking internacional

Universidade, agora, está no 120º lugar; é a melhor classificação

qua, 07/09/2016 - 17h32 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) subiu 23 posições e ficou em 120º lugar no QS World University Ranking, divulgado no dia 5 de setembro, pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa em educação, especializada em ensino superior. É a melhor posição alcançada pela universidade desde que o ranking passou a ser divulgado, em 2010.

“Esse resultado mostra que o reconhecimento e o prestígio da USP fora do país estão aumentando gradativamente. Apesar de oscilações anuais, a posição da USP é consolidada como uma das melhores universidades não só da América Latina, mas também da Ibero-América – fato que já era conhecido, mas que se popularizou com o surgimento dos rankings”, explicou o reitor Marco Antonio Zago.

Ranking
Em 2016, o QS World University avaliou mais de quatro mil universidades do mundo e classificou as 900 melhores instituições de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

Neste ano, a USP se destacou em dois desses indicadores. No item reputação acadêmica, que considera a opinião de pesquisadores sobre as melhores universidades de pesquisa do mundo, a universidade subiu quatro posições, passando do 51º para o 47º lugar.

No indicador reputação entre empregadores, que avalia a opinião dos empregadores sobre as instituições que formam os melhores profissionais, o avanço foi mais expressivo: a USP passou da 57ª posição, em 2015, para a 45ª, em 2016.

Do Portal do Governo do Estado