USP: Série de eventos marca aniversário de São Paulo

Evento vai envolver diversas unidades, museus, institutos e órgãos da Universidade

qui, 19/01/2006 - 13h09 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP está coordenando, a exemplo do que já ocorreu nos últimos anos, a realização de um evento cultural em comemoração ao aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro. Intitulado São Paulo – A cultura é presente e com entrada gratuita, o evento vai envolver diversas unidades, museus, institutos e órgãos da Universidade.

– No Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga), as atividades vão começar às 10 horas da manhã do dia 25. Haverá oficinas e visitas a exposições. Também haverá exibição dos vídeos institucionais Poses do 19 e São Paulo Antiga. Endereço: Pq. da Independência, S/N, Ipiranga

– O Instituto de Química (Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária) vai oferecer ao público, das 10 às 16 horas, atividades experimentais de Química que permitem um melhor entendimento do cotidiano. Serão abordados temas como as propriedades e tratamento da água, energia e transformações químicas, a química do solo e a química da água do mar.

– O Museu de Arqueologia e Etnologia ( Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária) realizará visitas monitoradas à exposição de longa duração Formas de Humanidade, seguidas de oficinas de arqueologia, com início às 10 às 14 horas.

– Além disso, haverá uma série de exposições nos museus e institutos da USP: na Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa), atividades e exposições de física, astronomia, geografia, geologia, matemática e biologia; o Instituto de Ciências Biomédicas (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Edifício Biomédicas III, sala 4, Cidade Universitária) expõe, no Acervo de Anatomia Prof. Alfonso Bovero, 1.100 peças anatômicas preparadas e conservadas por diversos métodos, separadas e catalogadas de acordo com os aparelhos que constituem o corpo humano; o Acervo de Geociências do Instituto de Geociências (R. do Lago, 562, Cidade Universitária) também está aberto à visitação – são 10.000 amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, fósseis, espeleotemas e meteoritos.

– Os aquários do Museu Oceanográfico, do Instituto Oceanográfico (Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária), expõem ao visitante um pouco da imensa biodiversidade marinha e do modo de vida de alguns de seus seres vivos. O Centro de Preservação Cultural (CPC), localizado na Casa de Dona Yayá (R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo) exibe a mostra Água: uma viagem no mundo do conhecimento. No Museu de Zoologia (Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo) há a exposição de longa duração Pesquisa em Zoologia – a biodiversidade sob o olhar do zoólogo.

– O Museu de Arte Contemporânea (MAC) exibe quatro exposições: Núcleo Histórico e Ciccilo – A Coleção, na sede do Museu (Rua da Reitoria, 109 A, Cidade Universitária), e Coleção MAC-USP Cartazes Poloneses e Territórios no MAC Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso, Parque Ibirapuera).

– A Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária) exibe uma exposição organizada pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH): A Presença Judaica na Formação de São Paulo. São reproduções de obras de judeus que retrataram São Paulo e de documentos históricos e gravuras de cristãos-novos paulistas.

– Na Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro) serão expostos trabalhos artísticos de conclusão de curso dos alunos de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – formandos 2005.

– Anita Malfatti gravadora – uma recuperação é o título da mostra em cartaz no Instituto de Estudos Brasileiros (Av. Prof Mello Morais, Trav. 8, nº 140, Cidade Universitária). A exposição revela um aspecto menos conhecido da pioneira do Modernismo brasileiro, cujo arquivo foi doado pela família da pintora ao IEB em 1989, centenário de nascimento de Anita Malfatti.

– Às 18 horas, na ECA (Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária) haverá uma apresentação teatral na qual história e estória se fundem num monólogo baseado em depoimentos verídicos, na qual um homem solitário revela a precariedade do ser humano. No mesmo horário, no Cinusp Paulo Emílio (Rua da Reitoria, 181, Colméia, Favo 4, Cidade Universitária), será exibido o filme Urbania, no qual dois “outsiders” que dirigem vinte e quatro horas pela cidade de São Paulo revelam diferentes visões da metrópole. Filme de Flavio Frederico, com Turíbio Ruiz, Adriano Stuart e Ignácio de Loyola Brandão (narração). Brasil. 2001. 70 min.

A programação completa pode ser encontradas no site do evento www.usp.br/prc/cultpres.

Agência USP

J.C.