USP: Seminário discute a relação do jovem com a violência

Evento será realizado de 5 a 8 de novembro

sex, 03/11/2006 - 13h47 | Do Portal do Governo

O 3° Seminário Violência e Juventude, promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, de 5 a 8 de novembro, discutirá a situação do jovem nas metrópoles brasileiras e sua relação com os diferentes setores da sociedade é o que pretende. Nos últimos 30 anos, atos violentos protagonizados por jovens estão crescendo no país. No início da década de 1980, os homicídios cometidos por adolescentes estavam na faixa dos 60 mil por ano. Atualmente ultrapassam a barreira dos 80 mil.

A relação do jovem com a violência será discutida por professores e especialistas de diferentes áreas. Psicologia, direitos humanos, sociologia, saúde pública, educação, direito, todos darão sua contribuição para analisar o quadro atual dos jovens e propor políticas públicas cabíveis para a solução do problema.

A professora da FSP e organizadora do seminário, Márcia Faria Westphal, diz que essa união das diversas áreas deve se dar também na prática: “na saúde pública, por exemplo, temos que dar conta dos efeitos que a violência provoca. Nosso objetivo maior é atender os casos na nossa unidade de saúde. Porém, não queremos só trabalhar nesse sentido. Queremos nos associar a outras áreas para também evitar esses problemas”, explica Márcia.

Confira a programação

Do site da USP