USP seleciona homens obesos para pesquisa clínica

Estudo quer avaliar níveis de testosterona em quem tem índice de massa corporal alto

sex, 21/08/2015 - 16h15 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo procura homens obesos para um estudo clínico que vai avaliar os níveis de testosterona. A pesquisa, realizada pela Clínica de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas, foca em pessoas com índice de massa corporal acima de 30 kg/m².

“A testosterona é um dos principais hormônios masculinos e, conforme os homens engordam, eles vão perdendo testosterona, o que provoca uma perda de massa muscular. Ou seja, inicia-se um ciclo vicioso, pois quanto menos testosterona, menos massa muscular e mais acumulo de peso”, explica a endocrinologista e metabologista, Andressa Heimbecher.

Ela ainda acrescenta que “quanto mais baixo estiver o índice de testosterona, maior as chances de os homens terem problemas cardíacos”.

No estudo, os selecionados terão os níveis de testosterona no sangue dosados. Aqueles que apresentarem níveis baixos do hormônio no sangue participarão do protocolo de pesquisa. Tal protocolo selecionará 70 voluntários.

Para participar, os homens obesos devem ter idade entre 18 e 50 anos e não fumar. Interessados dentro do perfil podem enviar um e-mail para andressaendocrinologista@gmail.com ou andressaheimbecher@usp.br. Também é possível obter informações pelo celular 9.9160-3149.

O acompanhamento será feito por 12 semanas na Clínica de Endocrinologia e Metabologia do HC da FMUSP.

Do Portal do Governo do Estado