USP São Carlos abrigará centro internacional de software livre

A iniciativa da União Europeia tem por objetivo melhorar a qualidade dos programas de computador de código aberto

ter, 20/01/2009 - 10h13 | Do Portal do Governo

A USP São Carlos foi palco, entre 12 e 14 de janeiro, da 8ª Reunião Plenária do Projeto QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software). A iniciativa da União Europeia tem por objetivo melhorar a qualidade dos programas de computador de código aberto (open source) e formar recursos humanos para trabalhar na área, considerada estratégica para a inovação nos países em desenvolvimento.

Participaram do encontro anual 50 representantes de universidades, empresas e institutos de pesquisa de diversos países. Ao final, o grupo decidiu pela instalação de duas novas unidades do Centro Internacional de Competência em Software Livre no País, uma em São Carlos na USP e a outra em Salvador (BA), na Universidade Federal da Bahia.

Os dois novos centros brasileiros se somarão aos já existentes em São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e em três capitais europeias: Berlim, Roma e Madri. E têm por função desenvolver e certificar a qualidade de programas computacionais de código aberto.

A ideia é estimular e atender à demanda de empresas, universidades, instituições de pesquisa e órgãos de governo pelos programas. E criar soluções com uma espécie de “selo de qualidade” do grupo QualiPSo para o software desenvolvido de modo colaborativo (wiki) por comunidades de programadores do mundo inteiro.

Referência brasileira em tecnologia, São Carlos fica distante 240 quilômetros da capital. O novo centro pretende explorar o potencial de inovação existente na cidade, que abriga, além da USP, a Universidade Federal de São Carlos, duas unidades da Embrapa, dois parques tecnológicos e mais de 200 empresas de base tecnológica.

No Brasil a iniciativa do grupo QualiPSo é coordenada pelo professor José Carlos Maldonado, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), também presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ele explica que os softwares a serem desenvolvidos no País incluem aplicações para governo eletrônico, difusão científica, cultural e sistemas críticos embarcados.

“A proposta é trabalhar de forma complementar ao Centro de São Paulo, coordenado pelo professor Fábio Kon, do IME-USP”, observa Maldonado.

Obras – A construção do centro de São Carlos deve começar em março e a expectativa de conclusão da primeira fase é para o final de 2009. O local escolhido foi o Parque Eco-Tecnológico de São Carlos, ainda em lançamento, um dos polos ligados ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento.

No entanto, o centro de São Carlos começará a funcionar de modo provisório em fevereiro, em um escritório na sede do Instituto Inova, também na cidade. A equipe é formada por 30 profissionais, e a maioria deles são pesquisadores das universidades locais.

Cooperação – O coordenador internacional do QualiPSo, Matteo Melideo, comenta que os novos centros pretendem acelerar a obtenção de resultados pelo projeto e explorar novas oportunidades de negócios com o software livre. “A meta é disseminar os resultados já obtidos e apresentar aos governos e indústria internacionais as vantagens do uso”, analisou.

O Projeto QualiPSo  é financiado pela União Europeia e por empresas privadas envolvidas com desenvolvimento de software livre, como a Siemens (Alemanha), Bull (França) e Engineering (Itália). A instalação dos centros no Brasil tem como contrapartida a alocação de recursos da USP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na viabilização das instalações. O próximo encontro do grupo está previsto para o início de fevereiro, quando devem ser consolidados os resultados da reunião de São Carlos.

Francisco Belda – da USP São Carlos