USP: Revista Científica de Saúde completa 40 anos com novo visual

Além da mudança no layout, foram reeditados artigos clássicos publicados ao longo de sua existência

ter, 25/07/2006 - 12h32 | Do Portal do Governo

A publicação científica Revista de Saúde Pública, editada bimestralmente pela Faculdade de Saúde Pública da USP, completa 40 anos com novo visual, adotado a partir do 1º número deste ano e desenvolvido especialmente para marcar a data.

Além da mudança no layout, foram reeditados artigos clássicos publicados ao longo de sua existência. “Nestas 4 décadas, sem se afastar do compromisso com a independência e a qualidade e, ao mesmo tempo, reafirmando seu comprometimento com a saúde do brasileiro, a revista venceu obstáculos, aprimorou-se, modernizou-se, internacionalizou-se e cresceu”, avaliam os editores científicos Carlos Augusto Monteiro e Rita de Cássia Barradas Barata, no editorial de aniversário.

A história da publicação começou em 1967, com o desafio proposto pelo então diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP, prof. Rodolfo dos Santos Mascarenhas. Ele sugeriu a criação de uma revista que, atendendo aos padrões internacionais de rigor científico e independência, pudesse estimular e divulgar a produção do conhecimento em saúde pública, em particular do conhecimento mais relevante para a melhoria das condições do trabalho na área no Brasil. Proposta assumida por um grupo de mestres, o projeto foi concretizado e ficou com a missão de disseminar produtos do trabalho científico relevantes para a saúde pública.

Avaliação criteriosa – Aberta a contribuições da comunidade científica nacional e estrangeira, até o ano passado publicou 2.474 artigos, indexados nos principais órgãos internacionais de informação científica do setor, a base Medline e parte considerável (desde 1982) nas bases do International Scientific Information (ISI).

A publicação é elaborada com temática multidisciplinar e apresenta, desde o início, artigos de abordagens analíticas. Reunidos, refletem a evolução do perfil epidemiológico brasileiro, as mudanças econômicas e político-culturais ocorridas no País e o desenvolvimento das disciplinas científicas que amparam a pesquisa em saúde pública. Os fascículos circulam nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro, com tiragem de 1,4 mil exemplares, distribuídos por assinatura, doados a órgãos públicos da área e permutados com outras publicações. Tem versão eletrônica para consulta gratuita no site da Scielo – Scientific Eletronic Library.

Desde a edição de agosto de 2003, a Revista de Saúde Pública dispõe texto completo, no formato eletrônico, de artigos editados em português vertidos para o idioma inglês: www.fsp.usp.br/rsp. A doença pulmonar em idosos, percepção da auto-imagem e obesidade entre universitários e avanços da norma brasileira de comercialização de alimentos para crianças são exemplos de assuntos abordados na última edição.

Segundo sua editora-executiva, Maria Terezinha Dias de Andrade, cerca de 600 artigos são recebidos por ano. Todos selecionados de forma rigorosa antes da divulgação. De acordo com a editora, a edição ininterrupta da revista durante esses 40 anos deve-se a esse trabalho cuidadoso. “É uma obra respeitada, com papel relevante para a área de saúde pública e uma das publicações mais citadas no Scielo, aparecendo em 2º lugar”, informa.

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)