USP renova site sobre tratamento do câncer infanto-juvenil

Portal traz informações sobre a doença para público leigo e profissionais da saúde

qui, 01/10/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Disseminar as informações sobre o câncer infantil e oferecer uma ferramenta que apoie os profissionais médicos a tratar os pacientes. Esses são os principais objetivos do Portal Oncopediatria (www.oncopediatria.org), criado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Segundo Adilson Hira, coordenador técnico do projeto, a finalidade do portal é concentrar informações sobre o câncer tanto para o público leigo como para médicos e profissionais da saúde. 

O câncer é a segunda causa de morte por doença no Brasil. São cerca de 60 mil pacientes com câncer infantil e surgem de 8 mil a 12 mil novos casos por ano. “O País dispõe de hospitais de referência no tratamento do câncer nos centros urbanos, mas há desigualdade em termos de oferta e qualidade de serviço. Isso provoca grande fluxo migratório das regiões mais remotas e do interior para os grandes centros, na busca de tratamento especializado”, constata Hira. 

O portal oferece área de registro de pacientes, o Sistema Oncopediatria.org, baseado nos protocolos de tratamento da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), que auxilia na troca de informações entre grupos cooperativos de pesquisas e no levantamento de dados estatísticos e epidemiológicos sobre a doença, tipos de câncer mais presentes, localização geográfica, entre outros. 

Reformulação  

O site é uma iniciativa apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com a Sobope e hospitais de tratamento oncológico-pediátricos. A ferramenta está no ar há algum tempo, mas passou por recente reformulação, que dividiu as áreas de acesso em três canais: um dirigido a pediatras e profissionais de saúde (enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, etc.), outro para oncologistas pediátricos. E o terceiro direcionado a pais e pacientes. 

A partir de enciclopédia colaborativa, o portal reúne diversos dados básicos sobre os principais tipos de câncer que afligem crianças e adolescentes, sintomas, tratamentos e recomendações sobre cuidados com a alimentação e higiene bucal. Há ainda um blog no qual os pacientes podem escrever, na tentativa de melhorar a qualidade de vida das crianças internadas. Outro recurso disponível é um mapa de todos os hospitais e casas de apoio de oncologia pediátrica existentes no País. 

Da Agência Imprensa Oficial e da Agência USP de Notícias