USP recebe visita do reitor da Universidade Livre de Berlim

Representante da instituição alemã pretende ampliar intercâmbio e realizar parcerias com entidades da América do Sul

qui, 02/08/2018 - 8h22 | Do Portal do Governo

O presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, e pelo chefe de Gabinete, Gerson Yukio Tomanari, se reuniram, nesta terça-feira (31), com o reitor da Universidade Livre de Berlim, Günter Matthias Ziegler, que visitou as instalações da Universidade de São Paulo.

Vale destacar que a USP é uma das primeiras entidades visitadas pelo representante da instituição alemã, que tomou posse como reitor no mês passado. “Estamos muito interessados em aumentar o intercâmbio com os países da América do Sul e o objetivo é ter a USP, reconhecidamente a melhor universidade da região, como nossa principal parceira”, afirma Günter Matthias Ziegler.

“Embora a colaboração entre as duas instituições seja forte, ainda há muitas oportunidades a serem exploradas. Um dos nossos principais interesses agora é trazer professores estrangeiros para lecionar por um período na USP, ajudando a criar um ambiente internacional dentro da universidade”, explica o presidente da Aucani, Raul Machado Neto.

Parceria

É importante frisar, ainda, que a USP e a Universidade Livre de Berlim integram o Instituto Merian América Latina, com outras cinco instituições: as alemãs Universidade de Colônia e Instituto Ibero-Americano, a argentina Universidade Nacional de La Plata, o Colégio do México e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

A entidade iniciou as atividades em abril de 2017, voltada ao estudo sobre as formas de convivência entre grupos sociais, políticos, religiosos e culturais em sociedades desiguais, na América Latina e no Caribe. Os profissionais promovem pesquisas comparativas sobre as interdependências regionais.

Trata-se de um fórum dinâmico da produção do conhecimento, caracterizado pela cooperação horizontal entre pesquisadores de diversas disciplinas e países, abrigando pós-doutores e pesquisadores seniores. Além disso, o Instituto tem financiamento do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e está instalado no prédio do Centro de Difusão Internacional, no campus da USP na capital paulista.