USP recebe inscrições para Congresso Médico Universitário

Destinado a médicos e estudantes de medicina, o evento será realizado em dezembro

ter, 08/09/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para o XXVIII COMU – Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da USP, que será realizado de 8 a 14 de novembro, em São Paulo. O evento é destinado a médicos e estudantes de medicina de todo o país, além de acadêmicos e profissionais de todas as áreas da saúde. A expectativa é de receber 1.200 participantes. 

As inscrições poderão ser feitas no Departamento Científico da FMUSP (avenida Doutor Arnaldo, 455, subsolo, Metrô Clínicas), das 9h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira, ou por fax. Para obter mais informações, acesse o site  www.dcfmusp.com.br/comu ou ligue para o telefone (11) 3061-7410. 

O COMU é realizado desde 1982 pelo Departamento Científico da FMUSP com o objetivo de promover a congregação científica, cultural e social dos participantes.  A programação inclui cursos, palestras, mesas-redondas e workshops.

Os acadêmicos de medicina podem inscrever trabalhos científicos, nas seguintes áreas: básica, clínica, cirúrgica, relato de casos, medicina preventiva e monografias. Os trabalhos concorrerão aos prêmios “Oswaldo Cruz”, “Monografias” e “Painéis”. O melhor trabalho de cada categoria receberá prêmio de R$ 1 mil. Ao final, os ganhadores concorrerão ao prêmio Gama, que pagará R$ 5 mil. 

Neste ano, a comissão organizadora inovou a programação com o Simpósio de Transplantes, que terá a participação de médicos de referência na área. Será apresentada ainda uma videoconferência com professores da Harvard Medical School.

O COMU promove também atividades que visam ao aprimoramento das habilidades práticas dos graduandos. Para essas atividades, será utilizada a infraestrutura do complexo Hospital das Clínicas-FMUSP. No workshop de Cirurgia Videolaparoscópica, por exemplo, serão utilizados equipamentos de alta tecnologia, como os “simuladores virtuais”. 

Da USP