USP reaproveita peças de máquinas caça-níqueis

As peças doadas serão utilizadas em laboratórios da faculdade

qui, 15/05/2008 - 10h11 | Do Portal do Governo

Componentes eletrônicos de 923 máquinas caça-níqueis apreendidas no ano passado em bingos de Ribeirão Preto foram doados à Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), câmpus de São Carlos. A apreensão das máquinas foi realizada durante a Operação Cartela Cheia, deflagrada em 2007 pela Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

As peças doadas serão utilizadas em laboratórios da faculdade. A instituição recebeu, entre outros itens, 190 processadores, 520 fontes para computador, 261 placas-mãe, 327 monitores e 150 filtros de linha. O delegado da Receita Federal, Glauco Peter Alvarez Guimarães, afirmou que essa é a primeira doação a instituição de ensino superior de componentes de máquinas caça-níqueis realizada no Estado. Segundo ele, a delegacia não irá mais descartar as máquinas no aterro sanitário, como antes, uma vez que as peças podem ser reaproveitadas. Além disso, os resíduos poluem o meio ambiente.

Para que fosse feita a transferência dos componentes eletrônicos à USP, houve inicialmente o desmonte das máquinas. Depois, foram separados das partes metálicas, para possibilitar maior reaproveitamento possível, sem danos ambientais.

Da Agência Imprensa Oficial