USP realiza Semana do Audiovisual 2007

Evento começou ontem na Escola de Comunicação e Artes da USP

ter, 11/09/2007 - 17h59 | Do Portal do Governo

Discutir a interação entre as mídias é o objetivo da Semana do Audiovisual 2007. Organizado por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o evento ocorre até sexta-feira (14). Diariamente, haverá debates, mostra de trabalhos estudantis e pré-estréias de filmes nacionais no Cinusp Paulo Emílio.

Os organizadores da SAV 2007 são alunos do segundo ano do curso de audiovisual, como Mabel Bueno de Paiva Lopes, que explica a dinâmica do evento: proporcionar discussões e respostas sobre assuntos pouco presentes nos cursos de audiovisual e na mídia.

Como exemplo, Mabel cita o debate que problematiza a relação entre cinema e TV. Na atualidade, segundo ela, não há diferenciações rígidas entre TV e cinema. O conteúdo de um vai para o outro e também para o celular, para a internet e outras mídias. As técnicas de produção e as linguagens também se misturam. “Não basta mais dizer que cinema é película e TV é vídeo para poder classificar”, diz, citando a divisão que se fazia anteriormente.

Outras discussões propostas pela SAV 2007 problematizam, como diz Mabel, “pensamentos preconceituosos” e frases feitas, como “cinema é arte e TV é comércio” ou mesmo “o Brasil não tem bons atores de cinema, só de TV”. Segundo a estudante, “essas são generalizações que não ajudam muito no entendimento das produções”.

Participação

A SAV 2007 deve receber um público vasto. Mabel conta que, tradicionalmente, o público das Semanas de Audiovisual da ECA é formado em grande parte pelos alunos da própria Escola, principalmente os do primeiro e segundo ano. “Pensamos em expandir neste ano, com atividades para atrair gente de fora também”, diz.

Por isso, no último dia do evento, a mostra de trabalhos estudantis (que ocorre todos os dias da semana, na parte da tarde) será formada apenas por trabalhos de alunos de outras faculdades. “Assim podemos conhecer e discutir com o pessoal de fora”, afirma a estudante.

Para atrair os alunos mais velhos, diversos trabalhos de conclusão de curso e produções dos anos mais avançados serão apresentados. “E discutidos”, reforça Mabel. “A idéia dessa SAV não é simplesmente expor os trabalhos, mas debater a linguagem deles e seus conteúdos. Queremos discutir nosso papel no cinema brasileiro, nosso papel como estudantes de audiovisual”.

Pré-estréias

A partir da terça-feira (11), a SAV leva ao Cinusp Paulo Emílio pré-estréias de filmes nacionais. Serão quatro filmes: Valsa para Bruno Stein, Olho de Boi, Castelare Nelson Dantas no país dos generais e O coco, a roda, o pneu e o farol.

O responsável por essa parte da programação, o também segundanista da ECA, Ricardo Monastier, estagiário do Cinusp, explica que a idéia foi escolher filmes cujos temas estivessem relacionados às discussões propostas na SAV 2007. 

Serviço

A Semana do Audiovisual 2007 ocorre de 10 a 14 de setembro, na ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária, São Paulo, SP). Pela manhã, das 10h às 12 horas, haverá debates. Às tardes, exibições de trabalhos dos alunos da ECA e de outras faculdades. A partir de terça, dia 11, o Cinusp (Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4 – Cidade Universitária, São Paulo, SP) terá programação especial por causa da semana, com quatro pré-estréias, sempre às 19 horas.

Da USP Online

(L.M.)