USP realiza Semana de Propriedade Intelectual

Evento acontece entre os dias 23 e 27 em todos os campi. Estão previstas palestras sobre patentes e assinatura de acordo com o Inpi

dom, 22/04/2007 - 13h15 | Do Portal do Governo

A Agência USP de Inovação promoverá a 1ª Semana USP da Propriedade Intelectual, que ocorrerá em todos os sete campi da Universidade entre os dias 23 e 27 de abril. A gestão de propriedade intelectual, criatividade para inovação e experiências com patentes dentro e fora da Universidade serão temas de palestras gratuitas apresentadas para alunos e professores interessados em saber como proteger suas idéias e trabalhar para colocá-la em prática dentro de empresas privadas.

“Nós queremos fazer com que a comunidade USP se intere do valor que são as bases de dados para patente e se conscientize da possibilidade de participar ativamente no desenvolvimento de emprego e renda para São Paulo”, afirma o professor Oswaldo Massambani, diretor da Agência USP de Inovação. Segundo o professor, os alunos da Universidade são educados para transformar suas pesquisas em artigos enviados para publicações científicas e se esquecem de que todo o conhecimento produzido é também propriedade intelectual.

A programação da 1ª Semana USP da Propriedade Intelectual inclui a palestra “Patentes, a USP faz com você”, que visa a explicar aos inventores da Universidade todo o processo de obtenção de patentes e o trabalho da agência na mediação entre o criador e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), instituto no qual são depositadas todas as patentes do País.

Desde a criação da agência, em 2003, o depósito do pedido de patente tem passado por um processo de desburocratização e aceleração para facilitar e incentivar inventores a requisitar a proteção de suas idéias, lembra Massambani. Atualmente, levam-se apenas 45 dias para depositar o pedido de patente no instituto. “A agência nasceu para apoiar alunos e professores. Nós damos toda a assessoria jurídica e acompanhamos desde o pedido até o final da validade da patente, inclusive auxiliamos na negociação da patente com empresas interessadas”, conta.

Parcerias

A semana celebra também o início de duas novas parcerias que prometem facilitar o processo de obtenção de patente. No Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril) no campus da Capital, será assinado o acordo entre a USP e o Inpi com o objetivo de aumentar o intercâmbio de informações entre as instituições, facilitando pesquisas de patentes já existentes e aumentando a eficácia do processo de depósito das patentes sob a titularidade da Universidade.

Outra parceria será com o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi). As duas entidades uniram equipes para a criação de um manual com todas as informações necessárias para quem nunca pesquisou em um banco de dados de patentes. O material será disponibilizado no endereço eletrônico www.sibi.usp.br/patentes e poderá ser acessado de qualquer computador ou em uma das bibliotecas da Universidade.

Semana nos campi

Haverá uma programação específica para cada campus, considerando seus principais temas de produção científica. O campus Piracicaba, renomado pela pesquisa em biocombustíveis, terá palestras sobre a patente no setor sucroalcooleiro. Em Ribeirão Preto, sobre biotecnologia e fármacos. Em Bauru, serão abordadas as patentes de equipamentos de odontologia e, em Pirassununga, a propriedade intelectual no agronegócio.

A 1ª Semana USP da Propriedade Intelectual apresentará ainda palestras com empresas nacionais que investem em patentes e membros de escritórios internacionais de transferência de tecnologia, que vêm aos campi da USP relatar suas experiências e mostrar a professores e alunos as perspectivas do mercado para a inovação. “A divulgação da propriedade intelectual é um movimento que acontece nas grandes universidades de todo o mundo. A USP tem sido o carro-chefe de desenvolvimento da nação em termos de produtividade do conhecimento científico e não pode ficar fora dessa”, conclui Massambani.

A programação preliminar da Semana está disponível no site http://www.inovacao.usp.br/semana_2%20(2).pdf

Da Agência USP de Notícias

(R.A.)