USP realiza Feira de Profissões até amanhã, dia 11 de agosto

Profissionais, professores e estudantes de mais de 90 cursos de graduação da Universidade tiram dúvidas sobre as carreiras

sex, 10/08/2007 - 11h50 | Do Portal do Governo

Estudantes do ensino médio que querem conhecer mais sobre a USP e as carreiras oferecidas pela Universidade têm uma oportunidade única de fazê-lo até este sábado (11), na segunda Feira de Profissões da USP, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. No evento, profissionais, professores e estudantes de mais de 90 cursos de graduação da Universidade conversarão com os vestibulandos e tirarão suas dúvidas sobre as carreiras.

O prédio dos cursos de geografia e história da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP é a sede da Feira. No largo vão do prédio, estandes reúnem materiais impressos, cartazes explicativos e algumas experiências científicas que passam para os interessados como é o cotidiano dos estudantes e pesquisadores das profissões ali expostas.

Tirando dúvidas

“Eu sabia que queria estudar computação, mas não compreendia muito bem as diferenças entre os cursos de ciências e engenharia. Foi importante estar aqui hoje para conhecer melhor o que fazem os dois cursos, e aí escolher qual vou estudar”. Assim o estudante Marcos Eulálio Simão, de 17 anos, que está no terceiro ano do ensino médio, afirma a importância de ter comparecido à Feira. Ao saber as especificidades das duas áreas, Marcos optou pelo curso de engenharia.

O questionamento dele é um dos mais freqüentes entre os jovens que chegam ao evento. Muitos deles já fecharam o escopo de sua escolha entre algumas profissões – geralmente, entre as de áreas semelhantes do conhecimento, como humanas, exatas ou biológicas – mas desconhecem atribuições específicas de determinados cursos e os campos de atuação profissional. Grande parte dos presentes não tinha tido, anteriormente, a oportunidade de estar em um evento desse porte e, principalmente, a chance de conversar com os profissionais da área que deseja seguir e conhecer melhor como funcionam determinadas profissões.

Assim também pensa a estudante Jaqueline Martins Nardini, de 16 anos, do segundo ano do ensino médio. Além de não ter participado de um evento semelhante, Jaqueline nunca tinha visitado a USP. “A USP é um lugar muito legal, estou achando tudo lindo. Dá até mais vontade de estudar aqui”, brinca. A aluna ainda está indecisa entre as carreiras de administração e relações públicas.

Expositores 

As unidades expõem suas carreiras de maneira criativa. Os banners com uma descrição dos cursos estão em quase todos os estandes; em outros, instrumentos de laboratório e outros itens atraem o olhar dos mais curiosos – no estande do Museu de Ciências, reproduções de órgãos do corpo humano recebem uma atenção redobrada. E no setor do Instituto de Biociências (IB), um tronco de árvore torna-se meio para uma verdadeira aula sobre a atuação profissional do biólogo. Já o animado estande da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) reproduz a variedade dos cursos oferecidos pela unidade, que vão desde a física médica até a graduação em psicologia.

Mesmo os alunos que já estão mais certos de qual carreira seguir têm suas dúvidas. Em geral, os questionamentos são sobre a estrutura da unidade, a duração do curso e os métodos de avaliação. “Eles têm nos perguntado sobre as habilitações da carreira e o que a faculdade oferece”, explica Lívia Pizauro, aluna da Faculdade de Educação (FE) da USP e uma das atendentes no estande da unidade.

Nas unidades do interior, as dúvidas vão além dos cursos e profissões, como explica Edno Dario, funcionário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba: “quando informamos que a Esalq não fica aqui [na capital], os estudantes logo perguntam sobre moradia, alimentação, essas informações. E é importante nós darmos os esclarecimentos precisos”.

Objetivos

O professor Sedi Hirano, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, aponta que o foco prioritário da Feira é atender os estudantes da rede pública. “Esses alunos têm poucas oportunidades de conhecerem mais as profissões, e mesmo a Universidade. Mas estamos também de braços abertos para os estudantes de escolas particulares”, completa.

Hirano esclarece que, além de expor as profissões, a Feira tem como objetivo divulgar maiores informações sobre a própria USP. “Existem muitos mitos sobre a Universidade – um deles é que a USP ‘é só pra rico’. Em eventos como a Feira, podemos divulgar iniciativas de inclusão mantidas pela Universidade, como o Inclusp e as bolsas-trabalho e alimentação”, aponta. O professor destaca ainda que apresentar melhor as carreiras faz com que a taxa de evasão da graduação – um dos principais problemas da USP – seja reduzida. “Muitos alunos escolhem uma carreira sem conhecê-la direito, e depois acabam desistindo”, expõe.

A Feira espera receber, nos três dias, um total de 15 mil pessoas.

USP Online

(J.H.)