USP: projeto incentiva presença de mais mulheres no ambiente acadêmico

Iniciativa de professora da Universidade de São Paulo é voltada para alunas entre o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental

qui, 06/09/2018 - 20h22 | Do Portal do Governo

No mês de outubro, o projeto Meninas com Ciência realiza em São Paulo a 2ª edição do curso em que mulheres cientistas apresentam diversas áreas de estudo para as participantes entre 10 e 14 anos. Vale destacar que as inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (10). Uma das palestrantes é a oceanógrafa Camila Negrão Signori, responsável por levar o projeto para a Universidade de São Paulo (USP).

As aulas serão realizadas no Instituto Oceanográfico (IO) da USP, na capital paulista, e são voltadas para alunas entre o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental. O curso é dividido em cinco aulas, ministradas sempre aos sábados, nas quais serão abordados temas como zoologia, astronomia, paleontologia e neurociências. Das 50 vagas oferecidas, metade é reservada para estudantes de escolas públicas. A seleção é por sorteio.

Conhecimento

A professora Camila Negrão Signori avalia que um dos fatores que distanciam as meninas do universo da ciência é o fato de que, desde pequenas, elas são influenciadas a seguir profissões que envolvem cuidados interpessoais, de alguma forma relacionadas com o que se espera da mulher socialmente. Por outro lado, mesmo as interessadas em ciência acabam desencorajadas por haver tão poucas representantes na profissão.

A docente da USP explica que, nessa faixa etária, as crianças têm a possibilidade não somente de compreender o conteúdo do curso, mas também de incorporar esse conhecimento às formações pessoais. “Um dos objetivos é despertar o interesse para diversas áreas e mostrar a importância da ciência para o desenvolvimento de um país”, afirma.

Também será possível participar do projeto ajudando a monitorar as crianças durante as atividades. Foram abertas 15 vagas, destinadas a alunas de graduação de qualquer universidade paulista. As inscrições podem ser feitas pelo site da iniciativa a partir de 10 de setembro.

“Serve para aprender e ensinar porque elas também podem transmitir a experiência na instituição de ensino. Terão esse contato próximo com as crianças e as palestrantes, em uma troca de conhecimento”, ressalta a coordenadora do evento.

Interesse

O programa foi realizado pela primeira vez em 2017, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), inspirado em versões anteriores que ocorreram no Rio de Janeiro. A visibilidade dada à nova edição do evento gerou muita procura de pais e responsáveis e atraiu também o interesse de patrocinadores.

Uma das palestrantes do Meninas Com Ciência, a professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) Maria Inês Ribas Rodrigues, ressaltou a importância de mostrar que mulheres podem ter uma carreira científica de sucesso. Ela conta que começou a refletir sobre o assunto principalmente quando estava cursando a graduação em Física. “Só havia eu de mulher na sala de aula, o que me chamava a atenção. Eu me perguntava o motivo de ter poucas estudantes nessa área. Desde então, sempre tentei incentivar cada menina a também ir para essa área”, explica.

Com outras docentes, Maria Inês Ribas Rodrigues organiza uma versão do projeto na região do ABC em 2019, que dará destaque justamente para temas dentro da Física. Com isso, ela espera alcançar o mesmo resultado positivo das edições anteriores.