USP: Projeto do HU orienta adolescentes das escolas de São Paulo

Iniciativa contará com palestras semanais do programa de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro

seg, 12/02/2007 - 19h47 | Do Portal do Governo

O Hospital Universitário (HU) da USP participará do projeto Dr. Bartô – Doutores da Saúde: Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes, levando às escolas de São Paulo orientações sobre tabagismo, álcool e gravidez. O projeto, idealizado pelo pneumopediatra João Paulo Becker Lotufo, responsável pelo Pronto-Socorro Infantil e coordenador do grupo antitabágico do HU, foi lançado no último dia 8, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos.

A iniciativa, que tem apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), contará também com palestras semanais do programa de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro e o tabagismo, que serão proferidas por médicos convidados e por Lotufo. A primeira palestra foi ministrada no dia do lançamento do projeto.

O primeiro tema tratado pelo programa foi “A escola, a criança, o adolescente e o adulto na visão do tabagismo”. No dia 15, será discutido se “Existe um programa ou uma medicação para parar de fumar?”; dia 22, o tema será “Tabagismo, álcool e outras drogas. Há relação entre elas?”; em 1º de março, Lotufo dará a palestra “Asma e o tabagista passivo: Tem algo em comum?”; e o programa será finalizado no dia 8 de março com o tema “Você quer realmente parar de fumar?”.

As palestras ocorrerão todas as quintas-feiras de fevereiro, às 19h30, na Livraria Cultura localizada no Shopping Villa Lobos. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, e a freqüência é livre. As escolas interessadas em participar do projeto devem fazer contato com o Departamento de Clínica Pediatria do HU pelo e-mail dcp@hu.usp.br.

A Livraria Cultura fica na Av. Nações Unidas, 4777, São Paulo. O HU está localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.565, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3024-7490 / 7491 ou (0XX11) 5090-0590 e (0XX11) 5093-0226, com assessoria de imprensa; e-mail singularcomunicacao@terra.com.br

Da USP

C.M.