USP premia unidades que preparam iniciativas para a recepção de calouros

Anualmente, Pró-Reitoria de Graduação elege os espaços que promoveram as melhores semanas de recepção aos novos alunos

dom, 03/11/2019 - 12h57 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) foi a vencedora do Prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2019 da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de premiação foi realizada em 25 de outubro, na sala do Conselho Universitário da universidade.

“Excepcionalmente neste ano, por causa da qualidade das programações de atividades, a comissão julgadora selecionou quatro unidades para serem agraciadas com o prêmio”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, ao Jornal da USP.

Também foram premiadas a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), em segundo lugar, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em terceiro, e o Instituto de Geociências (IGc), em quarto lugar. As quatro unidades vencedoras receberam o Troféu Recepção Legal.

Prêmio

Concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação, o prêmio homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação para a Semana de Recepção aos Calouros, que marca o início do ano letivo na universidade. Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 18 e 22 de fevereiro, com a campanha “Chega Mais”, que chama a atenção de calouros e veteranos para a questão da violência.

Além da placa de Semana de Recepção de Calouros 2019, a EESC também recebe um prêmio no valor de R$ 4 mil, para a aquisição de equipamentos de informática ao uso dos alunos de graduação e passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

“Duas atividades merecem ser compartilhadas. Uma delas é a Mostra de Oportunidades, organizada pelos alunos veteranos que apresentam as atividades extracurriculares. Outra iniciativa é a inclusão das famílias na recepção, oferecendo uma oportunidade para os pais conhecerem melhor a infraestrutura da unidade”, salienta ao Jornal da USP o diretor da Escola, Edson Cezar Wendland.

Semana

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada para incentivar as unidades a promover uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

“A USP é uma universidade de pesquisa, pós-graduação, atividades de cultura e extensão, mas é o ensino de graduação nossa atividade-fim mais conhecida e compreendida pela sociedade. Com a Semana de Recepção aos Calouros, a universidade tornou a primeira semana de aula mais amigável e calorosa, criando um ambiente de convivência mais fraterno. Os ingressantes precisam sentir que pertencem à USP”, lembrou o reitor da universidade, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

O vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, adiantou que a reitoria está desenvolvendo uma iniciativa para que o primeiro contato do aluno seja com a Universidade, antes do início das atividades da Semana de Recepção.

“Queremos agrupar os alunos quando eles chegam. Os estudantes prestam o vestibular tendo a universidade como meta, os pais ficam felizes porque os filhos passaram na USP, não em uma unidade. Por isso, estamos trabalhando para que o primeiro contato do aluno ingressante seja com a instituição, junto com os alunos de outros cursos, para que eles sintam que pertencem em primeiro lugar à universidade”, enfatizou ao Jornal da USP.