USP premia tese sobre José Bonifácio nesta quinta-feira em evento inédito

Premiação é destinada a obras de docentes e estudantes de pós-graduação em Ciências Humanas

qua, 21/11/2012 - 17h42 | Do Portal do Governo

A primeira edição do “Prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas” organizada pela pró-reitoria de cultura e extensão universitária da USP acontecerá nesta quinta-feira, 22, às 11h, no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e entregará o primeiro lugar para a historiadora Letícia de Oliveira Raymundo, por sua pesquisa sobre o político paulista José Bonifácio de Andrada e Silva.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

“Legislar, amalgamar, civilizar: a mestiçagem em José Bonifácio de Andrada e Silva (1783-1823)” discute o posicionamento do político frente às teorias raciais da época. A premiação surge com o propósito de ser bianual e prestigiar obras inéditas produzidas por docentes e estudantes de pós-graduação vinculados à USP. Letícia, mestre em história social, vai receber um prêmio no valor de R$ 35 mil. O segundo lugar é de Luiz Roberto Takayama, doutor em filosofia, pela tese “Filmar as sensações: cinema e pintura nas obra de Robert Bresson”, e o prêmio é de R$ 20 mil.

José Ortega y Gasset (1883-1955) é considerado um dos maiores filósofos em língua espanhola e marcou o pensamento de autores brasileiros como Gilberto Freyre e Hélio Jaguaribe, entre outros. Entre suas principais obras estão “A Rebelião das massas”, “O que é a filosofia?”, e “Espanha invertebrada”.

SERVIÇO
Prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas
Dia 22 de novembro, às 11h
Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Edereço: Acesso pela Av. Luciano Gualberto, em frente ao prédio da História e Geografia, Cidade Universitária, São Paulo
A confirmação de presença deve ser feita pelo telefone (11) 3091-1778 ou (11) 3091-1933) ou pelo e-mail prceueditais@usp.br

Do Portal do Governo do Estado