USP: Poli e Braskem assinam convênio

Acordo visa desenvolver novas tecnologias e aplicações para o PVC

sex, 24/11/2006 - 15h07 | Do Portal do Governo

A Braskem, petroquímica líder em resinas termoplásticas, e o Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) assinaram, no último dia 22, um acordo para desenvolver novas tecnologias e aplicações para o PVC. A parceria vai permitir que a Braskem atue em duas importantes frentes de pesquisa: desenvolvimento de tubos de CPVC (PVC Clorado) para instalações de combate a incêndio e melhoria do sistema construtivo em PVC para habitação. O acordo prevê ainda a estruturação de um material didático sobre PVC para auxiliar o ensino de materiais para construção civil nos cursos de Engenharia.

Segundo o professor Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil, a parceria com a Braskem abre importantes caminhos de pesquisa e tecnologia para a universidade “O Brasil tem uma indústria competente e uma academia fortemente estruturada. O desafio, particularmente nas áreas de engenharia, é colocar os dois setores a trabalharem juntos, pois somente desta forma é que os resultados da pesquisa podem beneficiar a sociedade. É exatamente isso que essa parceria irá promover.”O mercado de construção civil representa 65% do consumo de PVC no país.

Hoje, o material está presente no mercado em tubos, conexões, recobrimento de fios e cabos, forros, janelas, portas, divisórias, dentre outros. Suas características atendem às necessidades do setor por materiais mais duráveis, seguros, com elevada resistência química e à ação do tempo e de fácil instalação e manutenção. Além de ser uma tendência internacional, o uso do plástico contribui para o desenvolvimento da construção civil sustentável.

Da Assessoria da Poli