USP: Poli desenvolve software para organizar competições educacionais

Programa será uma adaptação do eCampeonatos e vai ajudar desenvolver conteúdo pedagógico de suporte a aulas

qui, 18/01/2007 - 14h13 | Do Portal do Governo

Depois de ter sido usado com sucesso para organizar os Jogos da Cidade, competição esportiva promovida pela Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo (SEME), o software eCampeonatos, desenvolvido na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), poderá agora ser aplicado na área de educação. A idéia da equipe do Laboratório de Design (DesignLab), do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli, é adaptá-lo para ser usado na criação de competições educacionais, semelhantes às olimpíadas de Física, Matemática e Computação.

O eCampeonatos é um software de gerenciamento de grandes eventos esportivos. Nos Jogos da Cidade de 2006, competição que envolveu mais de 50 mil atletas, sua aplicação diminuiu cerca de 40% dos custos operacionais. Das inscrições, passando pela organização das tabelas, à divulgação dos resultados, todo o processo passou a ser feito pela internet. “As informações on-line aumentaram o comprometimento dos atletas, o que reduziu o número de desistências”, afirma o engenheiro de computação Eston Santos, pós-graduando na Poli que coordenou o projeto. Além disso, o número de acessos (pageviews) ao site dos Jogos subiu de 653.661 em 2005 para 2.581.804 em 2006.

Aplicação na educação 

“Esses resultados mostram que o software pode ser usado como uma poderosa ferramenta de inclusão sócio-digital”, afirma o pesquisador. “Por isso, nossa proposta agora é adaptá-lo para desenvolver conteúdo pedagógico de suporte às aulas”, acrescenta. Com o software será possível criar aulas interativas, com brincadeiras, jogos educativos e competições sobre conhecimento. É possível elaborar, por exemplo, competições sobre o conteúdo das aulas assistidas na semana. “Acreditamos que a participação e envolvimento nessas competições favoreçam o aprendizado”, afirma. Outra vantagem é que as aulas ficariam armazenadas no computador para que os alunos pudessem revê-las quando quisesse.

Para colocar essas idéias em prática, a equipe do DesignLab pretende procurar a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para firmar um convênio semelhante ao que já existe com a Secretaria dos Esportes. Boa parte das escolas públicas de São Paulo possui infra-estrutura de informática, o que viabilizaria sua implantação. Dados do Censo Escolar 2005 mostram que das 15.581 escolas da rede de ensino do estado 14.702 (94%) possuem equipamentos de informática, dentre as quais 13.452 (86%) têm acesso à Internet.

A nova versão do eCampeonatos, já adaptada para aplicação na educação, será apresentada durante a Robótica 2007, feira que ocorrerá no mês de abril, em São Paulo.

Sobre o eCampeonatos 

Terceiro colocado entre os dez finalistas da etapa nacional do Concurso inSites de inovação tecnológica, promovido pela IBM no ano passado, o eCampeonatos foi desenvolvido por pesquisadores da Poli em parceria com a empresa thinkUP a partir de uma necessidade da SEME. Desde que foi implantado, em 2004, o investimento no projeto foi de cerca de R$ 1 milhão, mas a prefeitura usa o software sem custo algum.

“Esse programa facilitou muito a organização dos jogos”, diz o secretário adjunto da SEME, Francisco Carlos Dada. “Devido ao grande número de atletas envolvidos, a organização da tabela demorava um tempo considerável. Agora, fazemos isso em poucos dias.” Além de facilitar as inscrições, a organização das tabelas de jogos e a divulgação dos resultados, o eCampeonatos desempenha outras tarefas. No programa são registradas todas as punições do Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos, o que evita a inscrição de atletas suspensos. Após as disputas, os representantes da prefeitura lançam os resultados on-line, pelo computador ou até por celulares com acesso à internet. Como resultado, os próximos confrontos são gerados automaticamente.

Mais informações sobre o programa eCampeonatos podem ser obtidas no site www.eCampeonatos.com.br ou no DesignLab, pelo telefone (11) 3091-9848.

Da Poli