USP: Poli avalia protótipos de laptops de 100 dólares

Idéia é tornar os computadores portáteis acessíveis financeira e tecnologicamente aos estudantes do ensino médio e fundamental

qui, 06/07/2006 - 12h23 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo estuda a viabilidade tecnológica e educacional de 15 protótipos dos laptops de 100 dólares. A idéia é tornar os computadores portáteis acessíveis financeira e tecnologicamente aos estudantes do ensino médio e fundamental. Os equipamentos são simples, duráveis e do tamanho de uma lancheira. Eles terão acesso à Internet e serão conectados por sistemas de redes sem fio (wireless). As máquinas foram enviadas pelo MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos EUA como parte do One Laptop Per Child (um laptop por criança), projeto de inclusão digital para países em desenvolvimento. O Brasil é o primeiro do mundo a receber os notebooks educacionais para a realização de testes de funcionalidade e dos aplicativos que rodarão no laptop. O projeto vai chegar também à Argentina, Nigéria, Egito, Tailândia, Índia e China. Os especialistas do laboratório da USP e de outras instituições de pesquisa encaminharão ao governo federal relatório sobre a viabilidade de instalação do projeto até o final do mês. Há cinco meses, a equipe da USP trabalha com os laptops e montou na Poli uma rede mesh de comunicação sem fio para a comunicação entre os equipamentos.

Um milhão de laptops – Os técnicos estão avaliando, principalmente, a integração da plataforma de distribuição Linux, os protocolos (Internet) e o acesso a tecnologias. “Desde já acreditamos na possibilidade de produção do equipamento aqui no Brasil. Mas por enquanto, trabalhamos na incorporação de inovações a partir do que já existe nos computadores portáteis”, informa o professor Marcelo Zuffo do LSI. Idealizado por Nicholas Negroponte, do MIT, a iniciativa é voltada principalmente à educação. Passada a fase de desenvolvimento do projeto, o instituto prevê que em 2007 sejam distribuídos aproximadamente um milhão de laptops. Só na educação básica existem 55 milhões de estudantes. No momento não há contrato com o governo brasileiro para aquisição dos equipamentos.

Da Agência Imprensa Oficial