USP organiza debates sobre formação docente

Evento acontece na próxima segunda-feira, 26; confira a programação

sex, 23/11/2007 - 18h39 | Do Portal do Governo

Três dias de debates marcam a 5ª Semana da Educação na Faculdade de Educação (FE) da USP. A relação da Universidade com a formação dos docentes será o tema principal das discussões, que reunirão professores, estudantes e funcionários da USP.

A diretora da FE professora Sônia Penin, fará abertura do evento, que acontece na próxima segunda-feira, 26, e também se encarregará do encerramento do evento, no dia 28.

A abertura da 5ª Semana terá uma conferência, “Universidade: questões teóricas e históricas”, preparada pelo professor Afrânio Catani, que adianta: falará sobre mudanças no conceito de universidade e sobre propostas recentes de reforma nas universidades brasileiras.

Segundo Catani, o modelo universitário clássico (com ensino, pesquisa e extensão) é abandonado em favor de um que deixa a pesquisa de lado, torna a universidade mais operacional e centrada no ensino.

Programação

Os debates da 5ª Semana da Educação ocorrem à tarde e à noite, nos três dias do evento (26, 27 e 28 de novembro). Os temas são “A USP e a Estatuinte”, “A ética na pesquisa em educação”, “Concepção da formação docente” e “Estágios e pesquisa”.

César Minto, professor da FE e vice-presidente da Adusp, um dos debatedores, acredita que a pesquisa é fundamental para a formação de docentes, pois gera conhecimentos novos e melhoria na qualidade das aulas ministradas. “A formação de um professor exige muito, porque ele vai formar outros profissionais”, afirma Minto.

Ele participará do debate “A USP e a Estatuinte”, em que também estarão Claudionor Brandão (Representante dos funcionários da USP no CO) e Heitor Penteado (aluno Feusp). A mediadora do debate será a professora Sonia Maria Vanzella Castellar.

Durante todos os dias da 5ª Semana da Educação haverá apresentações musicais do Grupo Guçaton, do Coral “Todos os Cantos” da FE, e de Vinícius Medrado e Grupos, que fará o encerramento do evento.

Da USP Online