USP oferecerá mais 100 vagas no Vestibular 2008

Aumento se dá graças à criação da Faculdade de Direito no campus de Ribeirão Preto

qua, 15/08/2007 - 9h25 | Do Portal do Governo

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou ontem, dia 14 de agosto, a tabela de vagas para o concurso vestibular de 2008, que ampliou em 100 o número de vagas oferecidas em relação a 2007, passando de 10.202 para 10.302. Esse aumento se dá graças à criação da Faculdade de Direito no campus de Ribeirão Preto, que oferecerá, a partir de 2008, 100 vagas para o curso de bacharelado em Direito, ministrado em período integral.

A criação da Faculdade de Direito no campus de Ribeirão Preto foi aprovada, em sessão do Conselho, em 27 de março deste ano. O curso terá duração de cinco anos, sendo dois semestres de ciclo básico, seis semestres de ciclo institucional e dois semestres com disciplinas obrigatórias e optativas, por área de especialização. Além disso, contemplará o estudo de idiomas pertinentes ao sistema romano-germânico do direito (latim, alemão e italiano) e questões relativas aos negócios agrários e à propriedade intelectual, biotecnologia e responsabilidade civil nas atividades ligadas à saúde.

Outra característica importante é o caráter multidisciplinar do curso, já que algumas disciplinas serão ministradas em conjunto com outras Unidades de Ensino e Pesquisa do campus de Ribeirão Preto. Para os cinco primeiros anos do curso, está prevista a contratação de 40 novos professores, 70% deles em período integral, e de 18 funcionários técnico-administrativos. O processo de criação do curso foi de responsabilidade de uma comissão composta por professores da Faculdade de Direito da USP de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da USP

(J.H.)