USP oferecerá 120 novas vagas a partir do vestibular 2009

Vagas são resultado de criação de novos cursos e ampliação de já existente

qua, 14/11/2007 - 14h05 | Do Portal do Governo

O Conselho Universitário (Co) da USP aprovou nesta terça-feira (13) a criação de 120 novas vagas que serão oferecidas a partir do vestibular 2009 (inscrições em 2008).

O curso de Engenharia de Produção Mecânica, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ampliou o número de vagas de 30 para 50. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) passará a oferecer um novo curso: bacharelado em Estatística no período noturno, com 40 vagas. E o campus de Ribeirão Preto também abrigará um novo curso: Educação Física e Esportes, com 60 vagas, oferecido em período integral, em uma nova unidade.

De acordo com a pró-reitora de graduação da USP, professora Selma Garrido Pimenta, o aumento das 20 vagas para o curso de Engenharia de Produção Mecânica justifica-se pela elevada demanda que se tem observado. “Esse aumento de vagas vai ocorrer sem necessidade da ampliação da estrutura física ou de recursos humanos”, destacou a pró-reitora. O mesmo ocorre com o curso de Estatística, pois “sua criação acontece em virtude da grande demanda de especialistas dessa área em várias dimensões do mundo do trabalho”, disse.

Sobre a criação do curso de Educação Física e Esportes, a pró-reitora afirmou se tratar de um projeto que traduz os avanços que o pessoal ligado à Educação Física do campus de São Paulo já percebia como sendo necessário em termos do projeto pedagógico. “No campus de Ribeirão Preto temos a concretização de uma forte tendência, não apenas no Brasil, mas também no exterior e na própria USP, de uma aproximação multidisciplinar das áreas da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Farmácia. Isso requer multidisciplinaridade e o curso se encaixa nesta proposta do campus”, disse Selma.

Durante a reunião, encerrada por volta das 17 horas, o Conselho deliberou sobre as diretrizes orçamentárias para o próximo ano. O orçamento de 2008, porém, deverá ser votado apenas na próxima reunião do Co, que está marcada para o dia 11 de dezembro.

Por Valéria Dias, da Agência USP de Notícias

(C.C.)