USP oferece mais de 200 vagas para maiores de 60 anos na Zona Leste da Capital

Interessados deverão se inscrever até esta sexta-feira

qui, 04/02/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade ((UnATI)). As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 5, das 9 às 16 horas na própria EACH, na zona leste da Capital. São mais de 200 vagas (palestras, oficinas e disciplinas de graduação) grátis, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. Para as disciplinas de graduação é preciso ter ensino médio completo, pois as aulas são realizadas com os alunos dos cursos de graduação da EACH. Os interessados em participar das atividades, que começam em março, precisam ter mais de 60 anos.

A novidade neste semestre é a instalação da oficina idosos on-line, que oferece alfabetização digital e aprimoramento para utilização da internet. Em 2009, a atividade, vinculada ao projeto de pesquisa do aluno do curso de gerontologia, Thiago Nascimento, foi realizada em caráter experimental. Neste ano, as aulas ganharão reforço com a utilização de laboratório didático de inclusão digital de uso exclusivo das pessoas da terceira idade.

“Os dois principais objetivos das oficinas foram alcançados: apresentar aos alunos programação diferente daquela oferecida para outros públicos, discutindo com os idosos, após cada aula, quais foram suas dificuldades e acertos, para planejar os conteúdos futuros; e avaliar qual o impacto na cognição deles, que, no caso, foi muito positivo”, afirma Nascimento, graduado no final do ano passado.

Segundo a presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EACH e professora do curso de gerontologia, Meire Cachioni, as aulas e o material didático das atividades são elaborados em conjunto com os alunos, de acordo com as suas necessidades.

Programa permanente 

A UnATI faz parte de um programa de educação permanente, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O objetivo é possibilitar ao idoso atualização, aquisição de novos conhecimentos, promoção da saúde, bem-estar psicológico e social da cidadania. Foi criada há 16 anos na universidade e vem em constante crescimento no número dos participantes. No início, em 1994, foram 847 matriculados; em 2009, saltou para 9.627.

As inscrições para os cursos da EACH poderão ser feitas na Comissão de Cultura e Extensão Universitária, localizada na Avenida Arlindo Bettio, 1.000, Ermelino Matarazzo, com acesso pelo trem da CPTM via Linha F-Estação USP Leste. E de ônibus, com acesso pela Avenida Assis Ribeiro.

As datas e horários das palestras, oficinas e disciplinas podem ser visualizados na página http://each.uspnet.usp.br/ccex/unati-1-2010.pdf. Mais informações, pelo telefone (11) 3091-1016 ou pelo e-mail ccex-each@usp.br.

Além da EACH, outras unidades da USP também oferecem atividades gratuitas para a terceira idade neste semestre. As datas, horários e períodos das inscrições das palestras, oficinas e disciplinas de graduação de todas as unidades poderão ser conferidas na página da UnATI (www.usp.br/prc/3idade).

Da Agência Imprensa Oficial e da USP