USP oferece graduação a pessoas com mais de 60 anos

Universidade Aberta à Terceira Idade oferece cursos nas em diversar áreas

qui, 07/08/2008 - 11h09 | Do Portal do Governo

Estão abertas até o próximo dia 15 inscrições para idosos acima de 60 anos que quiserem entrar para um das centenas de cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas nos câmpus da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade também oferece ao público da terceira idade programação esportiva e cultural, como palestras, cursos, visitas monitoradas e oficinas.

A extensa programação, totalmente gratuita, vale para as unidades da USP de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Para ingressar na graduação, o idoso não faz vestibular, precisa apenas ser alfabetizado para acompanhar as aulas. O primeiro passo é escolher as matérias que deseja estudar, depois procurar a faculdade ou unidade da USP que oferece a aula e efetivar a inscrição.

Cada aluno compõe seu currículo, que pode conter disciplinas de diversos cursos. Por exemplo: é possível selecionar matérias de botânica, psicologia e fotografia ao mesmo tempo. Na sala de aula, a terceira idade convive e se integra com os universitários, mais jovens. Assistem às aulas, fazem provas e trabalhos acadêmicos. O idoso só não recebe diploma. Permanece na universidade por tempo ilimitado, conforme sua vontade.

Pinta, borda e dança – A maioria das matérias é semestral. Por motivos diversos, nem todas as disciplinas de uma graduação integram o programa. Em média, existem de duas a dez vagas disponíveis em cada matéria. Ao consultar o site do programa, o idoso terá também opções de atividades culturais. Por exemplo: A Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da USP Leste, em Ermelino Matarazzo, oferece 30 vagas para o curso Ateliê de Arte e Criatividade. O Clicar na Terceira Idade é realizado na Estação Ciência, na Lapa, e ensina noções básicas de informática (15 vagas).

Na área esportiva, existem duas modalidades: dança (80 vagas) e aulas de meditação e alongamento (35), ambas no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). A Universidade Aberta à Terceira Idade é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Existe há 15 anos; só no ano passado houve mais de 7 mil alunos inscritos. As turmas são renovadas a cada seis meses. Cursos nas áreas de comunicação e artes, psicologia, palestras sobre saúde e esportes são bastante procurados.

SERVIÇO

Inscrições até 15 de agosto ou até o preenchimento das vagas diretamente nas unidades que oferecem os cursos. Acesse o catálogo com a relação completa dos cursos no site www.usp.br/prc/3idade/

Outra opção é retirar o catálogo na portaria principal de entrada da USP, na Cidade Universitária. Para esclarecer dúvidas, contate a unidade do curso escolhido ou a coordenação do programa pelo telefone (11) 3091-3348, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas

E-mail usp3idad@usp.br

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)