USP: Novo diretor da Faculdade de Medicina toma posse no dia 5 de dezembro

Marcos Boulos, 61 anos, é professor titular do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMUSP desde 1999

ter, 05/12/2006 - 10h35 | Do Portal do Governo

 O Prof. Dr. Marcos Boulos, 61 anos, tomará posse nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, como diretor da Faculdade de Medicina da USP, em cerimônia a ser realizada às 11 horas, no Teatro da FMUSP. Ex-diretor clínico do Hospital das Clínicas-FMUSP e ex-diretor do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Boulos é professor titular do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMUSP desde 1999.

Infectologista com experiência em malária, infecção hospitalar, HIV, leishmaniose e hepatite, o novo diretor da FMUSP é assessor técnico do Ministério da Saúde e atua como consultor da Organização Mundial e Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

 Filho de libanês e brasileira, Marcos Boulos nasceu em São Paulo. Nos primeiros anos de vida, morou na Capital e, mais tarde, mudou-se para o município de Santo Anastácio. Graduou-se em Medicina (1972) pela PUC-Sorocaba. Cursou a Residência Médica (1973-1974) e exerceu o cargo de preceptor (1975-1976) no Hospital das Clínicas.

Concluiu o Mestrado (1980) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela FMUSP com o tema “Inquérito Soro-epidemiológico sobre Malária em Escolares de Marabá, Pará”. Em 1983, terminou o Doutorado com o trabalho: “Comprometimento hepático na malária: correlação clínico-bioquímico histopatológica”. Em 1991, obteve a Livre-Docência na FMUSP. Foi chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias em duas gestões. Marcos Boulos é casado e tem três filhos.

Serviço

Posse do diretor da FMUSP, Prof. Dr. Marcos Boulos

Data: 5 de dezembro – 11 horas

Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP – Av. Dr. Arnaldo 455 – Cerqueira César

Da USP