USP: Nova clínica amplia e melhora atendimento na Odontologia

Instalada em uma área de 4.300 m², clínica tem espaço para 205 consultórios

qui, 13/07/2006 - 19h33 | Do Portal do Governo

“Onze de julho de 2006, um dia histórico para a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que vê a concretização de um grande sonho: sua nova clínica”. Com essas palavras, o diretor da FOUSP, Carlos de Paula Eduardo, iniciou a cerimônia que inaugurou as instalações da nova clínica odontológica da unidade e materializou um projeto de mais de duas décadas. O empreendimento deve elevar de 500 para 1.400 o número de atendimentos diários realizados pela Faculdade.

A nova clínica está instalada em uma área de 4.300 m², com espaço para 205 consultórios, sendo que 96 deles já estão totalmente equipados e foram financiados pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto). Dezesseis aparelhos de radiografias intrabucais e três de radiografias extrabucais – sendo um panorâmico digital, cedido em comodato, com valor estimado de US$ 145 mil – também fazem parte dos novos equipamentos. Eduardo acredita que em três meses todos os outros consultórios também estejam devidamente equipados.

“As novas instalações oferecem condições bem melhores. Para a comunidade, vai ser um avanço”, afirma o professor, em referência à antiga clínica no Hospital Universitário, local onde até então eram realizados os atendimentos e que será desativada.

“A nova infra-estrutura representa grande avanço e coloca essa Faculdade em posição de realce nos serviços que presta. A inauguração aumenta a participação da USP na busca constante de melhoria nos seus serviços de saúde (…) e cumpre, dessa forma, os pressupostos de uma instituição pública de ensino e pesquisa, na qual as atividades de extensão beneficiam a sociedade”, afirmou a reitora Suelly Vilela, que esteve presente na cerimônia.

O secretário de educação superior do Ministério da Educação, Nelson Maculam, o secretário adjunto da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, Ricardo Oliva, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo Emil Radib Azuk e a vice-deiretora da FOUSP, Suzana C. Orsini Machado de Sousa, também estiveram presentes na mesa da cerimônia.

Ensino

O atendimento na clínica da FO é realizado por 728 alunos, do terceiro ano de graduação em diante, e 278 alunos de pós-graduação, orientados por 80 professores. Por isso, não só a comunidade assistida foi beneficiada com a nova clínica, mas também as atividades e o aprendizado dos alunos da FO. Além de oferecer equipamentos mais modernos, a clínica possibilita que eles realizem os atendimentos sozinhos, e não mais em dupla, como no passado.

Uma das grandes diferenças do novo espaço, tanto para a comunidade quanto para os alunos, é o Centro de Especialidades, que, além de elevar a qualidade no tratamento oferecido, permite uma mudança na estrutura curricular do curso. Segundo Carlos, agora os alunos poderão cumprir na própria graduação algumas atividades de especialização.

E os próprios estudantes também estão animados com o novo espaço. Marília Mello, do 3° ano de graduação, acredita que a significativa diferença entre os aparelhos vai enriquecer as aulas e melhorar a qualidade no aprendizado. Samuel Vieira, do 4° ano, acredita que haverá também uma “melhora na qualidade do atendimento”. “Pela concentração em um mesmo espaço, o acesso fica mais fácil para os pacientes”, diz.

Infra-estrutura

A clínica possui seis módulos de atendimento, quatro clínico-cirúrgicos, um para serviços operacionais (almoxarifado, esterilização, copa, sala de paramentação etc.) e um para o apoio ao paciente (triagem, serviço social, fonoaudiologia e psicologia), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, e, aos sábados, das 7 às 13 horas. O local realiza gartuitamente procedimentos clínicos como tratamentos endodônticos, exodontias, cirurgias periodontais e restaurações – exceto radiografias e próteses dentárias, cujas taxas são de baixo custo.

A unidade oferece também um Setor de Urgências, que terá seu atendimento ampliado, inclusive no horário noturno. Agora serão cinco consultórios destinados ao pronto atendimento, dois a mais que no HU. A previsão é de que o Setor receba, em média, 2.400 pacientes ao mês.

Serviço

As inscrições para os tratamentos ocorrem semestralmente. Os pacientes passam por uma triagem e no próprio dia têm a resposta se foram aceitos. Em caso positivo, aguardam uma vaga em lista de espera para uma fase de tratamento, que dura um semestre. A realização de uma fase não garante continuidade no semestre seguinte. O próximo período para inscrições tem início em dezembro.

O diretor Carlos de Paula Eduardo programa a instalação de um call-center para os próximos três meses, para suprir as necessidades vindas do aumento no número de atendimentos. Enquanto isso, as informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-7418.

A clínica fica na Avenida Lineu Prestes, 2227, na Cidade Universitária, São Paulo, junto ao prédio da FO.

Paulo Gama

Da USP Online