USP: No Litotral Norte, Universidade oferece visitas monitoradas para a educação ambiental no mar

Passeios são gratuitos

seg, 23/01/2006 - 10h33 | Do Portal do Governo

É janeiro e o verão leva milhares de turistas às praias de São Paulo. Apesar de tão acostumados à areia e ao mar, os paulistas pouco sabem sobre o ambiente marinho e sua preservação. Com duas unidades instaladas no litoral norte do estado, a USP promove gratuitamente passeios lúdicos e informativos para a conscientização ecológica da população.

Ao lado da praia central de São Sebastião, por anos turistas e moradores se depararam com um portão restringindo a passagem. Mas em 1993, o Centro do Biologia Marinha (Cebimar) da USP iniciou seu programa de visitação ao público, abrindo a unidade para passeios monitorados. “Somos um centro de ensino, pesquisa e extensão, então queríamos compartilhar com a população o conhecimento gerado aqui”, explica a professora Valéria Hadel, atual coordenadora do projeto de visitação.

O Cebimar oferece três tipos de monitoria para o público: o passeio pela Praia dos Segredos, a trilha geológica e a trilha subaquática. As atividades são voltadas para todas as idades. Cada um deles com explicações sobre os ecossistemas e animais marítimos, além da aula de educação ambiental. “A idéia é de que os visitantes informados criem uma responsabilidade ecológica”, explica Valéria.

Mas os passeios vão além do mar, guiando os visitantes pelos laboratórios do centro. E é com o esclarecimento sobre a atuação do Cebimar no estudo da vida marítima que se criou uma parceria entre o centro e a população vizinha. “Deixamos de ser um portão fechado para nos tornar um centro de referência”, declara a coordenadora.

Visitas

O Cebimar está aberto a visitações durante o curto período de onze dias em janeiro, e volta a atender o público durante o mês de julho. Neste verão, as visitas terminam no próximo domingo (22), e os interessados devem se apressar, já que os passeios de trilha geológica e subaquática devem ser agendados por telefone.

Ilha Anchieta

Já o programa Ecosteiros, desenvolvido na sede de Ubatuba do Instituto de Biociências (IB) da USP, tem duração mais longa. Até o final de janeiro, monitores recebem o público para trilhas de mergulho autônomo, livre, observação em aquário natural e trilha virtual na Ilha Anchieta.

O propósito principal é a formação do público em turismo em ecossistemas marinhos. Com essa intenção os monitores dão informações que vão de educação física a geologia e biologia marinha.

Flávio Berchez, coordenador do Ecosteiros, explica que o projeto teve início devido à necessidade de educação ambiental no mar: “criamos modelos de atividades com estrutura acadêmica que podem ser reproduzidos em outros locais, queremos dar subsídios para um turismo mais educativo”.

Existente desde 2002, o programa atende diariamente visitantes de todas as idades. Nenhuma das atividades exige agendamento, mas as trilhas de mergulho são muito procuradas e é aconselhável chegar cedo à Ilha Anchieta.

Atendimento

O CEBIMar fica na Rodovia Manoel Hipólito do Rego, km 131,5, São Sebastião. Aberto ao público das 14 às 17 horas, o centro reserva o período da manhã para as trilhas geológica e subaquática – que devem ser agendadas previamente. Outras informações e agendamentos pelo telefone (12) 3862-7149.

As atividades do IB em Ubatuba são realizadas na Praia do Presídio da Ilha Anchieta. Um dos acessos à ilha é por barcos que saem do Saco do Ribeira, km 63,3 da rodovia Rio-Santos. O atendimento é realizado das 9h30 às 15 horas. Todos os passeios são gratuitos.