USP: Museu de Zoologia expõe a Origem da Vida

A mostra aborda também a matéria dos seres vivos, com detalhes do DNA

qui, 04/01/2007 - 15h57 | Do Portal do Governo

Até o dia 30 de junho, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ) promove a exposição Origem da Vida. O tema é a história do Universo, do planeta Terra e de como ele passou a ser o hábitat de incontáveis formas de vida, das mais simples às mais complexas.

A mostra aborda também a matéria dos seres vivos, com detalhes do DNA e dos mecanismos genéticos que possibilitam a diversificação da vida. A partir desses dados e conceitos, a exposição apresenta os primeiros seres vivos, bactérias que surgiram há mais de 3,5 bilhões de anos e foram únicas ao longo de 2 bilhões de anos.

Há indicações sobre a diversificação da vida, de unicelulares a multicelulares, e dos primeiros animais que surgiram na Terra há 580 milhões de anos. A trajetória é contada no espaço do museu chamado “Galeria de Exposições Temporárias”, com o roteiro expositivo dividido em duas alas. Na primeira, o visitante mergulha no início do Universo, há 15 bilhões de anos ou mais, quando só havia partículas, como prótons, nêutrons e elétrons. Num ambiente totalmente pintado de preto, com iluminação direcionada, estão pinturas em aerografia, painéis ilustrativos, fotografias telescópicas, e, ainda, material geológico como rochas, minérios e pedaços de meteoritos.

Os visitantes podem entender a origem das mais antigas estrelas, como nascem, morrem, se espalham no espaço e se transformam em nebulosas e novas estrelas. Na segunda ala, pintada de azul cobalto, os visitantes podem acompanhar um roteiro do surgimento da vida. Utilizando-se da mesma linguagem pictórica e de textos, a mostra também conta como esse planeta do Sistema Solar, hoje com 4,6 bilhões de anos, gerou entre 600 e 800 milhões de anos depois de sua formação, as condições para que a vida surgisse.

Neste mês de janeiro e em fevereiro serão oferecidas aos visitantes projeções de vídeos relacionados ao tema. E, a partir de março, um ciclo de palestras, com a participação de cientistas da USP.

Serviço:

Exposição Origem da Vida

Ingresso: R$ 2,00 (entrada gratuita para crianças de até seis anos, adultos acima de 60, escolas públicas e instituições assistenciais).

Data de encerramento: 30 de junho de 2007

Horário de visitação: de terça a domingo, das 10 às 17 horas

Galeria de Exposições Temporárias

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Av. Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo – tel (11) 6165-8100

Da Agência USP 

C.M.