USP Municípios divulga 23 projetos selecionados para atuar nos problemas das cidades

Ações incentivam a participação de estudantes de graduação da universidade para tratar de problemas em diversos segmentos

qua, 13/05/2020 - 8h18 | Do Portal do Governo

O Programa USP Municípios divulgou os 23 projetos aprovados no Programa Santander de Políticas Públicas. A iniciativa é uma parceria inédita entre a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo e o Programa USP Municípios para apoiar propostas que tenham impacto direto na resolução de problemas dos municípios do estado, com a participação de estudantes de graduação.

“Ficamos surpresos e felizes com o número e a qualidade das propostas que recebemos, o que mostra o interesse dos docentes e dos estudantes de graduação em desenvolver ações para ajudar a resolver os problemas dos nossos municípios”, salientou ao Jornal da USP o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Ao todo, o edital teve 124 propostas inscritas, das quais 23 foram selecionadas, contemplando todos os campi da universidade e todas as grandes áreas do conhecimento. Cada proposta receberá o valor de R$ 15 mil, destinado ao desenvolvimento do projeto, mais cinco bolsas no valor de R$ 400 para alunos de graduação.

Políticas públicas

Com duração de 12 meses, os projetos devem colaborar com a formulação de novas políticas públicas municipais, potencializar o impacto das políticas existentes, fomentar o desenvolvimento sustentável, qualificar gestores municipais e definir estratégias específicas que atendam os interesses dos cidadãos.

Os projetos deverão ser executados entre agosto de 2020 e julho de 2021. Entre os principais temas abordados estão a educação, o tratamento de resíduos sólidos, gestão pública, conservação de recursos hídricos, monitoramento de crimes, ações contra violência sexual e o desenvolvimento de plataformas para o combate à violência.

Lançado no final de 2018, o Programa USP Municípios é coordenado pela Vice-Reitoria da Universidade e propõe a criação de ambientes de inovação, pesquisa de novas vocações e modernização da economia local, a disseminação do empreendedorismo e da qualificação profissional, o fomento da educação, esporte, lazer e práticas saudáveis.

Desde que foi lançado, o Programa USP Municípios já estabeleceu parcerias com as Prefeituras de Pirassununga e Ibitinga, além de outras cidades que já manifestaram interesse.

A relação completa de projetos selecionados pode ser conferida pela internet.