USP: Manifestações artísticas de estudantes serão exibidas no mês de agosto

Entre elas, artes cênicas, visuais, música erudita e popular

seg, 31/07/2006 - 15h12 | Do Portal do Governo

Alunos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da Universidade São Paulo (USP) participam anualmente do Programa Nascente. A ação identifica e seleciona as melhores manifestações de artes cênicas, visuais, audiovisual, design, música (erudita e popular) e texto. O programa, executado desde 1990, tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Até 2004, a iniciativa premiou 208 trabalhos nas categorias artes plásticas e visuais (25), dança (29), música erudita (29), música popular (20), poesia e texto (39), teatro e artes cênicas (39), vídeocinema e audiovisual (26) e design (2).

Foram conferidas 257 menções honrosas e duas tutorias. Em sua 15a edição, o Nascente promoverá no mês de agosto apresentações dos trabalhos selecionados nas áreas de artes cênicas, visuais, músicas erudita e popular. As obras serão apreciadas, com entrada franca, na Cidade Universitária (USP), na Casa de Dona Yayá e no Centro Universitário Maria Antonia.

Experimental 

A mostra Visualidade Nascente, composta de artes visuais, fica no Centro Universitário Maria Antônia até o dia 6 de agosto. Na Casa de Dona Yayá, até o dia 20, estarão expostas obras de design. Os selecionados nas categorias músicas popular e erudita mostrarão suas interpretações no anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP.

A docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) Maria Cecília França Lourenço é coordenadora acadêmica do Programa Nascente. Para ela, os detalhes das obras são tratados com seriedade e diálogo, “o que faz dessa ação um lugar de encontro, crescimento, debate e universalidade para todos os estudantes de graduação e de pós da USP”. Cecília destaca a contribuição do aluno, ao apresentar o experimental e o inovador. Esse conteúdo é debatido com os professores. A festa de premiação será no dia 23 de setembro, no Anfiteatro Camargo Guarnieri.

SERVIÇO

A partir de agosto, programação completa dos eventos no

site www.usp.br/prc/nascente

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial