USP leva conhecimento de Biologia e Física ao ensino médio

Uma exposição que mescla o estudo das células, em especial das células-tronco, com o funcionamento dos instrumentos ópticos que permitem a visualização e a compreensão da organização celular, percorre escolas […]

qua, 30/04/2008 - 11h02 | Do Portal do Governo

Uma exposição que mescla o estudo das células, em especial das células-tronco, com o funcionamento dos instrumentos ópticos que permitem a visualização e a compreensão da organização celular, percorre escolas de ensino médio das regiões do entorno de São Carlos e da Grande São Paulo.

Organizada pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – Cepof), em parceria com o Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), do Instituto de Biociências, ambos da Universidade de São Paulo (USP), a mostra itinerante intitula-se A USP vai à sua Escola.

Os alunos têm acesso a painéis eletrônicos interativos e luminosos e a material biológico, que pode ser observado por meio de microscópio e estereomicroscópio. Tudo é transportado numa Kombi, adaptada para essa finalidade e também para permitir a projeção de filmes educativos.

Direcionada a alunos do ensino médio dos períodos diurno e noturno, a exposição permanece dois dias em cada escola. Até novembro, estima-se que serão atendidos cerca de mil estudantes por semana. 

Alegria de aprender – Como em outras áreas das ciências básicas, a compreensão dos fenômenos genéticos não é simples, pois abrangem processos e entidades invisíveis. Apesar disso, freqüentemente o conhecimento a respeito desses fenômenos é requisito para o acompanhamento de notícias divulgadas pela mídia.

A exposição, além de possibilitar a divulgação científica, é também instrumento de educação não-formal, por ser organizada fora do sistema escolar, mas destinada a atingir objetivos educacionais definidos.

De acordo com especialistas, o processo de aprendizagem implica a “alegria” de aprender. Levando isso em conta, acredita-se que a exposição seja instrumento muito motivador, pois suas instalações e imagens são coloridas, iluminadas e sonoras. Possibilitam também a interatividade, pois o aluno, para obter algumas informações, precisa acionar botões e tentar responder perguntas. 

Professores – Para que a mostra não seja encarada apenas como um dia de aula “diferente”, os organizadores avaliaram como fundamental que o professor, no seu papel de mediador da aprendizagem, estabeleça a correlação entre o conteúdo apresentado na exposição e o currículo escolar. Por isso, os professores de Física e de Biologia das escolas visitadas recebem, previamente, capacitação de oito horas que lhes permite inserir nas aulas ou vincular a elas os conteúdos expostos.

Durante a capacitação, o professor recebe um CD contendo todas as imagens utilizadas na exposição, conceituações teóricas dos temas abordados, sugestões de atividades e metodologias para trabalhar em sala de aula. 

SERVIÇO

Escolas interessadas em participar do projeto e receber a unidade móvel devem se inscrever no  Grupo de Óptica – Instituto de Física da USP

Telefone (16) 3316-4535; Fax (16) 3373-9811, com a professora Wilma 

Do  Cepof/IFSC/USP