USP leva alunos de 5ª a 8ª série para o campus universitário

Interessados podem se inscrever até o dia 9 pela internet

sex, 04/12/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas até quarta-feira, 9, as inscrições para a segunda edição do Programa Eu na USP Jr, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A iniciativa, direcionada a alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, possibilita que esses estudantes vivenciem a atmosfera científica e cultural da USP.

Os alunos participantes conhecem as atividades e instalações da universidade. Coordenado pelo Museu de Ciências da universidade, o programa é composto por módulos e projetos. Os primeiros são dedicados exclusivamente ao ensino fundamental e objetivam introduzir o educando no universo de até cinco áreas do conhecimento.

Serão oferecidas 420 vagas, sendo 150 para São Paulo, 75 para Ribeirão Preto, 30 para Bauru, 30 para Piracicaba, 60 para Pirassununga, 45 para São Carlos e 30 para Lorena. As atividades ocorrerão entre os dias 1º e 5 de fevereiro de 2010. Inscrições podem ser feitas no site www.usp.br/prc/eunauspjr/index.php

São Paulo 

No câmpus de São Paulo, haverá dois módulos. O primeiro compreende os seguintes temas: Cientista Júnior, oferecido pela Estação Ciência; Explorando o céu, a terra e o nosso espaço, cujas atividades serão desenvolvidas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP; Um dia nas artes, na Escola de Comunicações e Artes (ECA); Introdução às artes plásticas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC); e Conhecendo o corpo humano, no Museu de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas.

O segundo módulo oferecerá as atividades Universo da água, no Instituto Oceanográfico; Conhecendo a biodiversidade, no Museu de Zoologia; Mineralogia e meio ambiente, no Museu de Geociências do Instituto de Geociências; Brincando com coisas da ciência, no Instituto de Física; e O teatro por dentro, oferecido pelo Teatro da USP (Tusp).

Cada aluno selecionado participará de todas as atividades do módulo no qual se inscreveu, alocado em turma de, no máximo, 15 estudantes, acompanhado sempre por monitores. As inscrições são gratuitas.

Esta é a segunda edição do programa, que foi criado em julho deste ano. Na primeira etapa das atividades, recebeu cerca de 730 inscrições.

Da Agência Imprensa Oficial e USP